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Acreditação Internacional: um desafio de todos no HP — Hospital Português da Bahia

3 de fevereiro de 2015

Acreditação Internacional: um desafio de todos no HP

03 February 2015

Seja qual for o objetivo, a conquista do sucesso é sempre fruto de um trabalho conjunto. Não se trata de uma afirmação extrema, pois até quando atingimos metas pessoais é porque existiram outros envolvidos neste processo, quer sejam amigos, familiares, orientadores ou professores, por exemplo. No ambiente hospitalar, cuja principal missão é cuidar de pessoas, não é diferente. Tal intento só pode dar certo com trabalho conjunto e se cada integrante deste projeto assumir a responsabilidade que lhe cabe no desempenho do seu papel. As evidências comprovam. Em 2013, o Hospital Português atingiu o maior nível de qualidade certificado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, graças ao comprometimento, competência, engajamento e trabalho contínuo de seus profissionais da assistência e área administrativa. Com esse grupo de excelência, a instituição dá seguimento à sua cultura de aprimoramento contínuo. Agora, o desafio de todos no HP é certificar as práticas de segurança do paciente através do padrão de qualidade mundialmente reconhecido: a Acreditação Internacional Qmentum.

Nesta nova etapa de certificação, a instituição busca confirmar a confiabilidade dos procedimentos praticados dentro do ambiente hospitalar. A empresa acreditadora e representante brasileira da Acreditação Canadense (ACI) será o IQG – Instituto Qualisa de Gestão. Já a metodologia internacional de excelência a ser seguida será o Qmentum – que significa momento de qualidade. “Na prática, este método orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança a serem desenvolvidos e seguidos pelas diversas áreas que compõem o ambiente hospitalar, empregando critérios validados internacionalmente”, explica Dr. Mário de Seixas Rocha, gerente técnico do HP.  A assessora de Qualidade da instituição, Milena Torres, destaca que o novo momento vivido pelo Hospital é resultado do amadurecimento adquirido no processo de Acreditação Nacional. “Conquistamos três selos de qualidade. As equipes estão amadurecidas e preparadas para seguir metodologias focadas em resultados permanentes. Por isso, a diretoria executiva percebeu este momento como ideal para investir na continuidade da cultura de aperfeiçoamento dos recursos internos da instituição”.

De acordo com o IQG, o Qmentum acompanha a evolução do segmento da saúde, adequando as metodologias à história e realidade vivida pela instituição hospitalar com o objetivo de rever a forma como é feita a prestação da assistência. “Esse critério é mais significativo do que a mera correção dos procedimentos técnicos hospitalares, porque propõe uma nova relação no cuidado em saúde através da transformação do pensamento e da atuação coletiva”, avalia Dr. Mário de Seixas Rocha. Ele informa que é com essa metodologia utilizada em mais de 20 países que o HP vai envolver as suas equipes para aprimorar os processos de segurança no cuidado do paciente. Deste modo, a instituição dá início à sua atual meta coletiva: atingir padrões de excelência reconhecidos e valorizados mundialmente como um diferencial de mercado que atesta a credibilidade dos seus serviços de saúde.