Notícias Fique por dentro das novidades

Simpósio Latino-americano de Tireoide reúne estudiosos expoentes, em Salvador — Hospital Português da Bahia

17 de março de 2015

Simpósio Latino-americano de Tireoide reúne estudiosos expoentes, em Salvador

17 March 2015

O câncer de tireoide é o que mais cresce na atualidade, por ano 5,5%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Estima-se que entre 5% e 15% da população adulta possua um carcinoma oculto (não diagnosticado) da tireoide. Em Salvador é possível que exista mais de 150 mil casos deste tipo de tumor – de proporção pequena e subcentimétrica (menos de 1 centímetro). Afinal, o que está por trás dessa incidência? Pessoas de diferentes idades e gêneros podem desenvolver a doença? Qual o perigo do carcinoma oculto e como diagnosticá-lo? Quem deve fazer uma ultrassonografia de tireoide? Quais casos devem ser submetidos à cirurgia?

Essas são algumas das questões que vão ser abordadas no Simpósio Latino-americano de Tireoide – LATS Update Symposium, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de março, das 8h às 18h, no Hotel Bahia Othon Palace. O encontro – maior já realizado em Salvador na área da tireoide – representa um importante estímulo para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino nas instituições baianas, trazendo para a cidade professores especialistas renomados, além de pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e nacionalidades, que se dedicam ao estudo da tireoidologia e possuem trabalhos destacados no Brasil e no mundo.

“A intenção é promover novos conhecimentos e melhores estratégias para o tratamento das doenças da tiroide. Será um momento científico de integração entre as várias especialidades envolvidas”, antecipa o presidente da comissão organizadora local, especialista do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Português, Professor Adjunto II – Departamento de Biorregulação e Chefe do Laboratório de Estudo da Tireoide da UFBA, Dr. Helton Estrela Ramos. A programação científica contempla ainda atividades inovadoras que visam privilegiar o aprendizado em todas as áreas da tireoidologia. Mais informações no hotsite do encontro: www.lats2015.com.br

Serviço:
O quê? Simpósio Latino-americano de Tireoide – LATS Update Symposium.
Quando? Quinta a Sábado, 19, 20 e 21 de março, das 8h às 18h.
Onde? Bahia Othon Palace Hotel – Av. Oceânica, 2.294 – Ondina, Salvador/BA.