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Tecnologia a serviço da gestão hospitalar — Hospital Português da Bahia

8 de maio de 2015

Tecnologia a serviço da gestão hospitalar

08 May 2015

O Hospital Português está em processo de transição do seu sistema de gestão hospitalar para uma das mais modernas e completas plataformas de saúde do mercado: o Sistema de Gestão TASY. Agora, depois da equipe de implantação ter adaptado o sistema à realidade da Bahia e a algumas particularidades da Instituição, o projeto entra na fase de treinamento das equipes assistenciais e administrativas para uso da ferramenta, que reúne informações completas para o desempenho satisfatório da rotina hospitalar nas diferentes áreas – suprimento, farmácia, assistência, faturamento, financeiro e comercial. De acordo com a gerente de TI do HP, Ana Carolina Cavalcanti, este investimento visa otimizar os processos internos, aliando modernidade e tecnologia. “O TASY traz muitas vantagens para todos: pacientes, colaboradores e Instituição. Vamos trabalhar juntos para que ele nos auxilie nas atividades do dia a dia e na gestão do hospital”.

Atualmente, a plataforma já é utilizada por alguns dos maiores hospitais de referência no Brasil. Esse aspecto pesou na decisão do HP, que realizou ampla pesquisa de mercado e adquiriu o sistema por considerá-lo mais adequado ao atendimento das suas necessidades. “A participação do corpo clínico e funcional foi determinante para essa escolha”, destaca a gerente. A expectativa é de que o grupo colabore novamente, desta vez, usando a plataforma e testando o seu desempenho, para que o sistema cumpra o seu papel, isto é, contribua para agilizar e estruturar os processos internos, proporcionando facilidade de controle e rastreabilidade dos dados, além de informações com qualidade, integridade e confidencialidade.

Execução do programa                                     

Para estimular o uso rotineiro do sistema entre os colaboradores, o HP vai utilizar um mascote que terá a missão de divulgar informações sobre a moderna plataforma, os seus benefícios (informações integradas, transparentes e confiáveis), bem como, motivar a intercomunicação dos setores. O objetivo é que as áreas não operem isoladamente, já que todos possuem informações comuns. Além disso, o Hospital vai contar com um grupo multidisciplinar de colaboradores para apoiar a utilização do TASY nas suas respectivas áreas. Este grupo participou de todo o processo de definição do sistema e integra a equipe de multiplicadores responsável pelos treinamentos nos setores ou nas salas de treinamento – que estão sendo montadas para este fim. A equipe também estará disponível para o esclarecimento de dúvidas e apoio durante todo o período de aprendizagem no uso do sistema. “Vamos construir uma nova realidade na gestão das informações internas de forma integrada e com alta disponibilidade. Por isso, o trabalho em conjunto vai ser essencial para conquistarmos o melhor resultado para todas as áreas”, ressalta a gerente de TI.

Benefícios para o paciente

  • Prontuário médico 100% eletrônico.
  • Agilidade na localização de informações do paciente.
  • Utilização de informações integradas, transparentes e seguras, por diferentes áreas.
  • Análise de custos e rentabilidade de procedimentos e setor de forma ágil e segura, auxiliando nas tomadas de decisão de toda cadeia de gestão do hospital;