Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

HP inaugura Consultório Pré-operatório de Enfermagem — Hospital Português da Bahia

2 de junho de 2015

HP inaugura Consultório Pré-operatório de Enfermagem

02 June 2015

Para contribuir com a atuação dos cirurgiões e o processo de “Cirurgia Segura”, o Hospital Português inaugurou o seu Consultório Pré-operatório de Enfermagem, no dia 22 de abril. Localizado na sala 405, no 4° andar do CMHP (mesmo espaço do consultório de anestesiologia), o Serviço visa contribuir com as cirurgias programadas, nos cuidados que antecedem a internação até o pré-operatório, proporcionando a participação ativa do paciente (ou do seu responsável, quando do seu impedimento) no planejamento cirúrgico. “Com esta iniciativa a instituição busca oportunizar uma assistência perioperatória (pré, trans e pós-operatória) planejada, baseada em necessidades reais e potenciais, identificadas durante a consulta do paciente com o enfermeiro”, informa o gerente técnico do HP, Dr. Mário de Seixas Rocha.

O gestor explica que através deste novo Serviço, a linha de cuidado do paciente cirúrgico passa a ser fortalecida por critérios e padrões de qualidade e segurança. No Consultório Pré-operatório de Enfermagem, o paciente vai realizar consulta com um Enfermeiro, que fornecerá orientações e esclarecerá dúvidas sobre o procedimento. Este contato direto entre o profissional de Enfermagem e o paciente visa auxiliar no preparo pré-operatório adequado, reduzindo os riscos de cancelamentos cirúrgicos ou de complicações, seja por condutas inadequadas no período que antecede a internação, seja pela própria condição clínica do paciente ou característica do procedimento programado.

Além disso, buscando estabelecer critérios que assegurem o cumprimento e a padronização de condutas na consulta pré-operatória, a Instiutição está desenvolvendo o Protocolo de Preparo Pré-Operatório. Neste documento, destinado aos profissionais envolvidos no processo pré-cirurgico, vão ser elencadas as cirurgias das diversas especialidades médicas que atuam no Hospital Português, bem como os processos pré-cirurgicos relacionados a cada uma delas.

Desta maneira, o Consultório Pré-operatório de Enfermagem do HP vai proporcionar diversos benefícios ao paciente e ao médico cirurgião, tais como:

    1. Maior segurança para o cirurgião, que terá o seu paciente bem orientado quanto ao preparo cirúrgico;
    2. Participação esclarecida e orientada do paciente sobre a cirurgia que irá realizar;
    3. Redução do risco de suspensão de cirurgias programadas;
    4. Menor risco de complicações por preparos e condutas inadequadas no período que antecede a cirurgia;
    5. Otimização de recursos para a Instituição (material e equipes assistenciais), entre outros;
    6. Acolhimento humanizado do paciente antes mesmo do seu internamento para realização da cirurgia;
    7. Segurança do paciente e cumprimento do Protocolo de “Cirurgia Segura”, assegurando a realização da cirurgia certa, no local certo, no paciente certo;
    8. Maior satisfação do paciente na sua admissão no hospital como alguém já conhecido, que tem suas necessidades identificadas e os recursos necessários planejados para melhor atendê-las.