Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

III Semana HP de Enfermagem — Hospital Português da Bahia

2 de junho de 2015

III Semana HP de Enfermagem

02 June 2015

Com o tema central Inovação, Versatilidade, Contemporaneidade: elementos do protagonismo ao cuidar, a III Semana HP de Enfermagem reuniu enfermeiros, estudantes, auxiliares e técnicos de enfermagem, nos dias 27, 28 e 29 de maio para o debate, troca de experiências e reavaliação das práticas atuais da área. Sucesso de público, o evento vem se firmando a cada edição como um espaço relevante de discussões e reflexões que visam aprimorar os procedimentos de cuidado do paciente. Na avaliação da coordenadora de Enfermagem do Hospital Português, Suely Pedreira, o encontro cumpriu a proposta de agregar profissionais experientes, altamente qualificados e renomados em suas áreas de atuação, para encontrar soluções eficientes focadas na segurança do paciente. Profissionais do HP e convidados de instituições como Hospital Sírio Libanês, UFBA, UNEB, UNIFACS, BAHIANA, UCSAL, entre outras, enriqueceram os debates. “Foram três dias de intensa troca de informações e compartilhamento de saberes com o objetivo de aprimorar as rotinas para ampliar a qualidade e a segurança assistencial, prevenindo a ocorrência de riscos associados aos cuidados em saúde e reduzindo os erros e incidentes lesivos ao paciente. A meta agora é transformar esse conhecimento em melhores práticas”, informou a gestora, que tem como novo desafio a implantação do modelo assistencial norte-americano Primary Nursing (Primeiro Enfermeiro ou Enfermeiro Principal) no Hospital Português.

O tema compôs a programação científica do evento e foi apresentado pela consultora Lore Marx, responsável por introduzir no Brasil esse sistema, que prioriza o cuidado do paciente por um mesmo profissional de Enfermagem durante todo o período da internação. O modelo, já utilizado em outras regiões do país por instituições de referência, proporciona resultados como humanização e segurança assistencial, maior confiança do paciente no cuidado prestado, redução de custos hospitalares, valorização do trabalho em equipe, maior satisfação do profissional de Enfermagem, dentre outros. Para a consultora, o Hospital Português abre uma porta importante para outras instituições de saúde ao ser pioneiro na implantação desse sistema na região Nordeste. “Ao personalizar sua assistência, tendo um enfermeiro responsável pelo paciente em tempo integral, o HP gera um impacto importante na fidelização do paciente (que amplia o nível de satisfação com o atendimento) e também do profissional (que passa a construir um envolvimento maior com a Instituição e no cuidado do paciente). Vejo esta relação como um fator de sucesso futuro”, enfatiza. No projeto piloto, já em desenvolvimento para a implantação do método, o HP vai contemplar, inicialmente, três unidades, buscando favorecer a mensuração de resultados. “O objetivo é prestar cuidado integral e sequencial ao paciente, assegurando a continuidade da assistência de modo sistematizado e seguro, desde a admissão até a sua alta”, informa a enfermeira Suely Pedreira.

Tendo a segurança do paciente como fio condutor das palestras e debates, o encontro discutiu temas como Cultura de Segurança do Paciente, Protocolos Gerenciados, Segurança na Administração de Medicamentos, Segurança do Paciente como Dimensão da Qualidade, além da experiência do HP na implantação do padrão de qualidade internacional: a Acreditação Qmentum. A rica grade científica contemplou ainda abordagens como Contemporaneidade como desafio na formação dos enfermeiros, que aqueceu as discussões na mesa redonda composta por docentes das principais universidades formadoras de profissionais da saúde na Bahia. A palestra do conferencista Kau Mascarenhas sobre Motivação, alavanca ideal para o sucesso foi outro ponto alto do encontro, que surpreendeu o público incluindo momentos lúdicos: premiação com um tablet para o participante com maior número de curtidas e publicações de fotos do evento nas páginas do HP no Instagram e Facebook; apresentação do Balé Real, formado por colaboradores do HP; esquete teatral dos Terapeutas do Riso e pocket show de encerramento do Bailinho de Quinta, com releituras de marchinhas de antigos carnavais.

Além de contribuir para a atualização dos profissionais da área, a III Semana HP de Enfermagem gerou a arrecadação de donativos com os participantes inscritos, beneficiando uma instituição de caridade. A relevância social e formativa do encontro foi destacada por representantes de classe e outras lideranças presentes. Para a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN/BA, Tânia Bulcão, “a organização e realização do evento revela o respeito da gestão do HP às trabalhadoras e trabalhadores do campo da Enfermagem dessa renomada Instituição. Estão todos de parabéns: gestores, coordenação de Enfermagem, enfermeiras e enfermeiros, técnicas, técnicos e auxiliares de Enfermagem”. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – COREN/BA, Maria Luiza Almeida, parabenizou os organizadores do evento pelo nível de evolução conquistado a cada ano. “O Hospital Português está de parabéns pela sintonia dos seus gestores com a equipe de Enfermagem. Este envolvimento ficou evidente através da organização, qualidade da programação científica e resgate da contribuição de profissionais que se tornaram referência na área”, observou. Já o superintendente médico da Instituição, Dr. Vicente Araújo, destaca a iniciativa como um importante estímulo ao desenvolvimento de melhores práticas na assistência hospitalar. “O encontro deixa a marca do fomento à evolução das metodologias de cuidado seguro do paciente”, disse.