Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Envelhecimento saudável — Hospital Português da Bahia

3 de julho de 2015

Envelhecimento saudável

03 July 2015

Nascer, crescer, amadurecer… e porque não, ter uma expectativa de vida longa e com saúde? Essa perspectiva tem acompanhado o crescimento da população com mais de 60 anos no Brasil nas últimas décadas. Segundo o IBGE, já são mais de 26 milhões de idosos no país nos dias atuais. Na avaliação de especialistas, esse envelhecimento reflete as mudanças sociais, econômicas, culturais e educacionais que têm possibilitado a maior conscientização da população adulta e idosa sobre a importância de se estabelecer bons hábitos de vida para envelhecer de forma saudável. “A senescência, ou simplesmente envelhecimento, é um porcesso natural de todo ser vivo. Mas, é possível experimentá-lo de forma satisfatória, fazendo escolhas no momento presente que favoreçam o bem-estar em longo prazo”, observa Dr. Márcio Peixoto, médico geriatra e gerontologista, líder das especialidades de geriatria e clínica médica do Hospital Português. Para nos ajudar a identificar atitudes que colaboram com a saúde, potencializando a longevidade, o especialista listou algumas orientações que envolvem corpo e mente. Confira!

PREVINA-SE

Para a conquista do bem-estar, a palavra-chave é prevenção. Os cuidados com a saúde devem ser constantes em qualquer fase da vida, sobretudo, na terceira idade. Busque um geriatra de sua confiança e esteja sempre em dia com os seus exames rotineiros, para acompanhar o seu estado clínico. Saber antecipadamente se algo não vai bem é a melhor forma de se proteger e não ser pego de surpresa em um quadro agravado. Assim, as chances de tratamentos menos impactantes e restabelecimento tornam-se maiores.

BUSQUE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A nutrição saudável é essencial em todos os momentos da vida e deve receber atenção ainda maior na terceira idade. Com o envelhecimento, transformações fisiológicas ocorrem no nosso corpo. O apetite e a absorção de nutrientes, por exemplo, passam por mudanças que tornam uma dieta balanceada indispensável. Uma orientação importante para o idoso é estabelecer horários regulares para realizar as refeições. O ajuste de horários aumenta o conforto, o apetite e ajuda no fornecimento de energia e nutrientes.

DURMA BEM

Um sono de qualidade é, seguramente, o primeiro segredo para uma vida mais longa e saudável. Diferente do que muitos pensam dormir não representa apenas um momento de descanso. É um fator fundamental para restabelecer o desempenho do corpo e da mente, pois regula funções vitais no organismo. Também é essencial atentar para a forma como se deita ou levanta da cama (buscando usar sempre o apoio das mãos), bem como para a postura durante o sono a fim de evitar lesões músculo-articulares, favorecer a circulação sanguínea e ampliar a qualidade do sono. O ideal é escolher um colchão e travesseiro que favoreçam o alinhamento da coluna.

MOVIMENTE SEU CORPO

A prática de atividade física regular ajuda no controle de doenças e até mesmo na prevenção de alguns sintomas relacionados, proporcionando benefícios como: redução das chances de disfunções cardiovasculares, controle da pressão arterial e da frequência cardíaca em repouso, controle do diabetes, prevenção da osteoporose, depressão e ansiedade. A avaliação médica antes do início da atividade e a orientação de um profissional de educação física vão ajudar a identificar o exercício mais indicado para a sua condição física, assim como, o nível de intensidade que irá trazer benefícios à saúde.

ESTIMULE O RACIOCÍNIO

A mente também deve ser exercitada rotineiramente com comportamentos estimulantes como leitura e escrita, jogos de raciocínio (sudoku, caça-palavras, sete erros, etc.), convívio social e atividades físicas. Esses hábitos asseguram o funcionamento pleno das funções cognitivas, prevenindo a perda de memória, a demência e desacelerando a progressão de doenças degenerativas, como Alzheimer.