Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

A importância da alimentação balanceada e hidratação — Hospital Português da Bahia

31 de agosto de 2015

A importância da alimentação balanceada e hidratação

31 August 2015

No dia 31 de agosto, comemoram-se o Dia do Nutricionista. Para reforçar a importância da data, preparamos algumas dicas para manter-se saudável e com a alimentação balanceada. Os Nutricionistas recomendam que o consumo de alimentos seja a cada 3 horas, ou no máximo, a cada 4 horas, para garantir o tempo correto de metabolismo e estimular um menor consumo na refeição seguinte. Opte sempre por uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e, de preferência, sob orientação de um profissional.

É importante também ter sempre cuidado redobrado em relação à hidratação do seu corpo. O clima predominantemente quente de Salvador aumenta os riscos de desidratação, além de favorecer a proliferação de microrganismos patogênicos nos alimentos. Por isso, devemos dar preferência a alimentos feitos em casa.

Para hidratar o organismo a água é a melhor opção, mas água de coco e sucos de frutas naturais também podem ser incluídos na dieta.  Em dias quentes, a temperatura do corpo e a transpiração aumentam. Logo, beba mais líquidos do que o de costume. Não espere sentir sede para beber água, pois este sinal indica que o organismo está precisando de líquido. O ideal é consumir em média 3 litros de água durante o dia, ou mais, dependendo do nível de desidratação.