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Alto nível de qualidade e segurança hospitalar — Hospital Português da Bahia

5 de agosto de 2015

Alto nível de qualidade e segurança hospitalar

05 August 2015

O Hospital Português teve o selo de Excelência em Gestão de Resultados renovado até 2016 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), após passar por avaliação da equipe de auditores do Instituto Qualisa de Gestão – IQG, órgão certificador da ONA, no dia 03 de junho. Durante dois dias, os especialistas percorreram os diversos setores do Hospital, analisando procedimentos administrativos e assistenciais a fim de comprovar o desempenho das áreas na sistematização de rotinas para a preservação da segurança e qualidade assistencial. O resultado do trabalho conjunto foi a manutenção do nível máximo de qualidade hospitalar, conquistado pelo HP em 2013. “Toda organização Acreditada, anualmente, passa por uma reavaliação de suas rotinas para comprovar que ainda possui o padrão de qualidade e segurança já atestados. Essa auditoria externa é saudável porque permite um julgamento imparcial, tanto na identificação de acertos como na correção de possíveis falhas”, explica a assessora de Qualidade do HP, Milena Torres.

Durante todas as fases da Acreditação Nacional o engajamento e a participação dos colaboradores de diferentes áreas da Instituição foram determinantes para os resultados alcançados, segundo a assessora. Hoje, a Instituição está em processo de Acreditação Internacional Qmentum e tem a segurança do paciente como principal motivador na execução de padrões de qualidade mundialmente reconhecidos. Para mobilizar os maiores interessados nesta causa o Hospital lançou a campanha “Todos juntos pelo mesmo ideal: Acreditação Internacional Qmentum”, em 2014. Desde então, uma série de ações estratégicas têm sido empreendidas a fim de envolver as equipes no objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais seguro para pacientes, colaboradores e demais públicos. Em junho, o “Arraiá da Qualidade” mostrou que o grupo está afinado com os objetivos da Acreditação. “Optamos por uma abordagem lúdica, utilizando jogos e teste de conhecimento sobre as práticas obrigatórias de segurança e qualidade relacionadas aos diferentes setores. O grande número de acertos dos colaboradores mostrou o quanto temos avançado”, avalia.

Para o seleto grupo de hospitais brasileiros certificados com o selo de qualidade internacional, a certificação possui representatividade mais ampla que a de um mero título, pois comprova todo o esforço sistêmico empreendido diariamente no intuito de efetivar melhores práticas de segurança assistencial. Para os clientes da Instituição, a conquista evidencia a consolidação do alto nível de aprimoramento atingido, traduzindo-se em maior eficácia dos serviços prestados, menor incidência de erros e, consequentemente, maior qualidade e segurança hospitalar. “Saber que um hospital possui um selo de qualidade internacional representa um diferencial de mercado que agrega valor a sua credibilidade e a de todos profissionais que atuam para mantê-la. É como enviar para a comunidade uma mensagem de que aqui seguimos práticas de assistência reconhecidamente eficazes em todo o mundo”, diz a assessora sobre o atual desafio dos colaboradores do HP.