Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Amamentar, um ato essencial — Hospital Português da Bahia

11 de agosto de 2015

Amamentar, um ato essencial

11 August 2015

A amamentação é um ato de amor e cuidado essencial para o estabelecimento do vínculo entre mãe e filho. De tão importante, ela ganhou destaque no calendário do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), com a Semana Mundial da Amamentação, promovida de 1º a 7 de agosto para ressaltar a importância do leite materno na vida da criança. Considerado uma vacina natural por transmitir os anticorpos da mãe para o bebê, o leite materno é rico em proteínas e nutrientes essenciais para as primeiras defesas do recém-nascido.

A enfermeira da Maternidade Santamaria do Hospital Português, Liana Sant’Ana Guimarães destaca os inúmeros benefícios proporcionados pelo aleitamento à saúde de mãe e filho. “A amamentação reduz o risco de hemorragias após o parto e favorece a rápida perda de peso da mulher, retarda a volta da menstruação, além de auxiliar na saúde psicológica da mamãe, no menor risco de osteoporose, de fraturas, de câncer de mama e de ovário, bem como de morte por artrite reumatoide”, explica.

Apesar dos esforços para a difusão dessa prática, que representa uma importante aliada no combate à desnutrição infantil, muitas crianças no Brasil e no mundo ainda estão privadas do aleitamento materno. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, atualmente, apenas 38% das crianças no mundo se alimentam exclusivamente de leite materno nos seis primeiros meses de vida. A meta da instituição é elevar essa taxa em pelo menos 50%, até 2025.