Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Atividade física e lesões ortopédicas — Hospital Português da Bahia

24 de setembro de 2015

Atividade física e lesões ortopédicas

24 September 2015

Segundo dados divulgados pela VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o percentual de pessoas que praticam atividades físicas no seu tempo livre aumentou 11% nos últimos anos. Apesar dos números serem animadores, no que diz respeito à saúde e qualidade de vida, a prática de exercícios requer alguns importantes cuidados para minimizar os seus riscos com sobrecargas e lesões.

O vice-coordenador da Ortopedia do Hospital Português, Dr. Luis Alfredo Gómez, alerta os riscos para as pessoas que praticam atividades físicas de maneira esporádica e sem o acompanhamento de um profissional. “Realizar exercícios físicos é extremamente importante para a saúde, entretanto grande parte das pessoas passa o dia com comportamentos sedentários e os únicos momentos dedicados às atividades físicas ocorrem aos finais de semana, o que é um verdadeiro perigo, já que a falta de condicionamento pode causar contusões”, explica o especialista.

Para o traumatologista, Dr. Raimundo Filho, a primeira recomendação ao praticar atividades físicas é, sem dúvidas, o alongamento antes e depois de qualquer exercício. “Alongar o corpo é importante para reduzir as chances de lesões. Os limites variam de acordo com cada pessoa”. O médico ressalta ainda a importância de estar atento a qualquer anormalidade ou desconforto. “As dores excessivas em determinados grupos musculares e articulações são os principais indícios de que há algo errado com o treinamento. Na presença de qualquer destes sintomas, o ideal é diminuir imediatamente a intensidade dos exercícios e buscar acompanhamento médico”.