Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Dia Mundial do Coração — Hospital Português da Bahia

29 de setembro de 2015

Dia Mundial do Coração

29 September 2015

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, as doenças cardiovasculares são as que mais matam em todo o mundo.  Por ano, elas representam cerca de 7 milhões de óbitos. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral. Para alertar a população sobre estes riscos, o dia 29 de setembro foi instituído como Dia Mundial do Coração.

Para o cardiologista do Hospital Português, Dr. Alexsandro Fagundes, existem diversos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. “Tabagismo, colesterol alto, diabetes descompensado, predisposição hereditária e hipertensão arterial são fatores que merecem atenção redobrada dos pacientes. Entretanto, o risco cardiovascular deve ser avaliado clinicamente em todas as pessoas independente da idade, o que passa pela medida da pressão arterial, glicemia e colesterol total”, alerta o especialista.

A saúde do sistema cardiovascular (formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos e o sangue) depende da manutenção de hábitos saudáveis diários. Para evitar que doenças o afetem é preciso ter a prevenção como rotina, sem esperar o aparecimento de sintomas para tomar essa atitude. A detecção tardia da doença pode tornar o tratamento apenas um paliativo. Por isso, a melhor forma de evitar danos cardiovasculares é levar uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.