Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Dr. Edilson Brito, 30 anos dedicados à Nefrologia — Hospital Português da Bahia

15 de setembro de 2015

Dr. Edilson Brito, 30 anos dedicados à Nefrologia

15 September 2015

Após longa jornada de contribuições para a área médica, incluindo três décadas de atuação entusiástica no Hospital Português, o professor, médico nefrologista e patologista Edilson Gregório Vieira Brito aposenta-se de forma voluntária de suas atividades, conservando agora um número maior de amigos e admiradores do seu trabalho. Para compreender a importância deste mestre, tanto para as comunidades médica e acadêmica como para os seus pacientes, é preciso resgatar parte da sua trajetória pessoal e profissional.

Nascido no Maranhão, no pequeno município de Axixá, onde cumpriu os estudos primários, seguiu já adolescente para São Luiz, buscando continuar os estudos secundários. Tempos depois, emigrou para Salvador, onde prestou vestibular, com sucesso, na Faculdade de Medicina da Bahia. Já radicado na capital baiana, cursou Medicina na antiga escola do Terreiro de Jesus. Concluído o curso, Dr. Edilson pós-graduou-se no exterior, optando por seguir a carreira de Médico Patologista, com especialização em Nefrologia. Daí até ingressar na carreira acadêmica foi um processo natural.

No exercício do magistério na Escola Superior de Medicina, onde se formou, desenvolveu intensa atividade de ensino e pesquisa, tornando-se um dos pioneiros no estudo da Nefrologia tropical, em especial, com a nefropatia da esquistossomose mansônica. Sua dedicação o levou a desenvolver muito cedo grande prestígio no meio acadêmico e, em 1979, chegou à presidência da Sociedade Brasileira de Nefrologia, regional Bahia. À época, presidiu eventos de grande relevância em sua especialidade, como o XXI Congresso Brasileiro de Nefrologia, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em 1984. Nesse período, passou a integrar as equipes de Nefrologia e de Hemodiálise do Hospital Português da Bahia, ambiente em que prestou importantes serviços à comunidade – motivo pelo qual é ovacionado e tido como uma referência para o seus colegas de profissão.

O caráter humanitário e sensível de Dr. Edilson motivou não apenas sua grande expressão como patologista renal, mas também se fez presente no campo das artes, onde evidenciou grande afinidade com a pintura. Exemplares da sua habilidade artística estão permanentemente expostos, por doação, no Serviço de Hemodiálise do Hospital Português e em outros ambientes da Instituição, onde podem ser contemplados pelos admiradores da pintura em tela.

“Por todos esses atributos, Dr. Edilson deixa como maior legado o exemplo dignificante de competência aliada à simplicidade e valor humano ímpar que, sem dúvida alguma, fará muita falta para todos aqueles que tiveram o privilégio de desfrutar da sua presença diária”, destaca Dr. Ernane Gusmão, nefrologista do HP. “Os profissionais da Hemodiálise e da Nefrologia do HP o manterão sempre em suas melhores lembranças”, reitera Dra. Margarida Dutra, líder da especialidade na Instituição.