Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Intercâmbio científico em Oncologia — Hospital Português da Bahia

15 de setembro de 2015

Intercâmbio científico em Oncologia

15 September 2015

A evolução da medicina diagnóstica tem oportunizado aos profissionais dos diversos campos da saúde – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos, entre outros – um maior conhecimento dos diferentes tipos de patologia e o consequente melhor entendimento das abordagens mais adequadas a cada situação. Na especialidade oncológica, sobretudo, esse avanço tem resultado em uma série de benefícios para os pacientes: diagnósticos mais precisos, formulação de drogas e técnicas cirúrgicas mais eficientes e menos invasivas no tratamento de tumores, instituição de novos protocolos de conduta, ampliação do bem-estar durante o processo terapêutico personalizado contra o câncer, fortalecimento da atuação multidisciplinar e humanizada, entre outros. Cada um desses progressos se deve ao esforço conjunto de especialistas e instituições de saúde nacionais e internacionais no apoio e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Nessa perspectiva de aprimoramento contínuo, as equipes do Centro de Oncologia Hospital Português mantêm intercâmbio inédito no país com o Dana-Farber Cancer Institute – centro de referência internacional em tratamento do câncer, afiliado ao Harvard Medical School. A iniciativa se propõe gerar importantes benefícios para os pacientes oncológicos por meio do compartilhamento de saber relacionado aos progressos em pesquisa científica, ao surgimento e emprego de novas tecnologias, discussão de casos clínicos, reuniões científicas através de videoconferência, promoção de debates sobre melhores práticas para o tratamento personalizado e abordagem multidisciplinar do câncer, bem como pela colaboração de profissionais que são referência nos campos da assistência, ensino e pesquisa em Oncologia.

Assim, a proposta inovadora contempla: exclusividade no Brasil, intercâmbio médico, novas tecnologias, educação médica, discussão de casos, tratamentos individualizados e a extensão destas contrapartidas ao corpo clínico do Hospital Português. Visando proporcionar a atualização contínua dos profissionais envolvidos quanto aos novos tratamentos e tecnologias (alguns ainda ausentes no Brasil), para delimitar a melhor opção terapêutica para cada paciente, a iniciativa inclui momentos como o Breast Oncology Seminar. Na edição do dia 10 de setembro, o encontro se propõe a aprimorar o entendimento dos especialistas com relação ao câncer de mama por meio de uma série de aulas ao vivo, transmitidas através de videoconferência diretamente de Boston, nos Estados Unidos. Todos os encontros contarão com a participação do corpo clínico do Centro de Oncologia HP, fato que maximiza os ganhos efetivos para os pacientes.

“Oferecemos um serviço completo, com estrutura de ponta no edifício anexo ao Hospital Português, ambiente humanizado e modernos recursos de excelência para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos diferentes tipos de câncer. Além disso, os pacientes contam com especialistas altamente preparados e atualizados sobre as inovações diagnósticas e terapêuticas específicas – como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia”, destaca a médica líder do Centro de Oncologia HP, Dra. Clarissa Mathias.