Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Aleitamento materno e saúde infantil — Hospital Português da Bahia

22 de outubro de 2015

Aleitamento materno e saúde infantil

22 October 2015

A amamentação é um ato de amor e cuidado essencial para o estabelecimento do vínculo entre mãe e filho. Apesar disso, alguns mitos ainda permanecem no imaginário popular como, por exemplo, a existência do chamado “leite fraco” ou mesmo a falsa ideia de que apenas a amamentação não seja suficiente para nutrir o bebê.

A verdade é que o leite materno contém todos os nutrientes e sais minerais necessários para o desenvolvimento da criança e, além disso, ajuda a prevenir diversas doenças. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde advertem que a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses e deve continuar, se possível, até os 2 anos de idade, dependendo da vontade do bebê e da disponibilidade da mãe.

A amamentação exclusiva possui diversos benefícios para o bebê, como: diminuição das cólicas, desenvolvimento do sistema imunológico, prevenção a alergias e redução dos riscos de obesidade, além de ajudar no combate ao estresse e estimular o desenvolvimento psicológico. Os benefícios se estendem também às mães, pois a amamentação ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal, prevenindo o câncer de mama e de ovário. Vale lembrar que a amamentação é um método prático, sem custos e indicado pela Organização Mundial de Saúde.