Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Crescimento da população idosa reforça importância dos cuidados com a saúde deste público — Hospital Português da Bahia

14 de outubro de 2015

Crescimento da população idosa reforça importância dos cuidados com a saúde deste público

14 October 2015

Em 2012, 810 milhões de pessoas possuíam 60 anos ou mais, o que representa 11,5% da população mundial. A expectativa é que esse número alcance 1 bilhão em menos de dez anos e mais que duplique até 2050, alcançando 2 bilhões. Com esta marca, espera-se que, pela primeira vez, o número de idosos supere o de crianças menores de 15 anos. Com o aumento da população idosa, cresce também a necessidade de atenção para a saúde deste público. Para reforçar estes cuidados, o dia 1 de outubro foi instituído como Dia Internacional da Terceira Idade.

O líder da equipe de Ortopedia do Hospital Português, Dr. Nicolas Gerardo alerta para importância da prevenção do risco de queda, principalmente, em pessoas com mais de 60 anos. “Lesões em idosos, geralmente fraturas do fêmur e quadril, costumam ser ocasionadas por acidentes domésticos, resultando, muitas vezes, em dependência locomotora e até mesmo o óbito. Logo, a prevenção sempre é o melhor remédio”, diz o ortopedista.

As causas para as quedas de idosos são diversas: excesso de medicamentos (que podem provocar vertigem e tontura), problemas de visão, problemas neurológicos, sedentarismo e falta de cuidados estruturais nas residências. “Alguns desses fatores de risco não podem ser mudados, como o envelhecimento natural. Contudo, boa parte  podem ser eliminados ou reduzidos seguindo orientações simples como manter a casa bem iluminada, evitar o uso de tapetes e instalar corrimãos, principalmente nos banheiros para dar maior apoio”, orienta o especialista.