Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Fisioterapia, cuidado e reabilitação — Hospital Português da Bahia

6 de outubro de 2015

Fisioterapia, cuidado e reabilitação

06 October 2015

A Fisioterapia é uma profissão relativamente nova que surgiu no século passado, entre a 1ª e 2ª Guerra Mundial, para tratar e reabilitar pessoas lesionadas e/ou mutiladas que necessitavam readquirir um mínimo de condição para retornar à atividade social de forma integrada e produtiva. Tempos mais tarde a área se desenvolveu e se estabeleceu enquanto ciência de reabilitação. Hoje, possui amplo campo de atuação, abrangendo desde a assistência a pacientes graves internados em unidades críticas, com problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos, até os conhecidos casos traumato-ortopédicos. No Hospital Português, o Serviço de Fisioterapia está presente em todas as unidades fechadas, tais como: Unidade de Tratamento Intensivo – UTI (adulto e neonatal), Unidade Coronariana – UCO, Unidade de Pós-operatório Cardiovascular – UPC, Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia – UGH e Unidade Semi-intensiva – USI, além das enfermarias e apartamentos.

O acompanhamento do fisioterapeuta é muito importante para a boa evolução funcional desses pacientes, sendo fundamental ainda na reabilitação de pessoas que sofrem de condições debilitantes do aparelho locomotor, resultantes de doenças ou acidentes. Envolvido com a avaliação da função do movimento, o fisioterapeuta tenta estabelecer um parâmetro entre o quadro clínico apresentado, o desejado e o possível de ser alcançado. O objetivo maior deste profissional é recuperar, ao máximo, a função perdida pelo paciente para que ele possa retornar ao seu estado de plena independência funcional. Assim, melhorar as funções muscular, articular, cardíaca ou pulmonar, são metas do tratamento que pretende devolver ao paciente as funções mais básicas do dia a dia, como pentear o cabelo, escovar os dentes, levantar da cama sozinho, andar com independência e sem desequilíbrios, ou seja, pequenas coisas que só percebemos a importância quando as perdemos.

Os recursos eletrotermofototerápicos e mecanoterápicos ajudam nesse processo, porém os bens mais valiosos do fisioterapeuta são o raciocínio e as mãos. Para auxiliar no cuidado e reabilitação do paciente, o Serviço de Fisioterapia do Hospital Português conta com experientes profissionais especializados e modernos aparelhos para o tratamento durante o período de internação, tais como: eletroestimuladores, máquina de mobilização passiva contínua (CPM) para articulação do joelho e quadril, cicloergômetros e pranchas ortostáticas para pacientes em estado grave. Todos esses recursos potencializam os resultados da Fisioterapia, mas não fazem dela uma profissão milagrosa que resolve todos os problemas que o paciente apresenta; pelo contrário, ela tem o seu domínio muito bem definido e, por isso, atua integrada aos