Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

HP investe em assistência no interior baiano — Hospital Português da Bahia

6 de outubro de 2015

HP investe em assistência no interior baiano

06 October 2015

Objetivando diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por um procedimento cirúrgico no interior do Estado, a Unidade do Hospital Português localizada em Miguel Calmon (HP Padre Paulo Felber) promoveu quatro dias de mutirão de cirurgias eletivas através do SUS, no mês de agosto. A iniciativa realizada nos dias 14, 21, 28 e 29, beneficiou a população de diversos municípios do interior baiano, tais como Tapiramutá, Mundo Novo, Jacobina, Capim Grosso, Mairi, Baixa Grande, Piritiba, Varzéa do Poço, Rui Barbosa, Ibititá e Miguel Calmon. Ao todo, foram feitos 56 procedimentos com sucesso, incluindo três em caráter de urgência. De acordo com a Unidade, alguns pacientes relataram estar há mais de um ano na fila de espera por uma cirurgia eletiva. “Esse resultado mostra que o mutirão cumpriu o objetivo de contribuir para a redução da demanda reprimida destes municípios. Além disso, não tivemos registro de intercorrências no pós-operatório imediato dos pacientes. Assim, o acompanhamento do pós-operatório tardio será feito pela equipe da CCIH”, destacou o gestor administrativo das Unidades do HP no interior baiano, Luis Eduardo Freitas Moura.

Somando o resultado do mutirão com os demais procedimentos cirúrgicos realizados no período, a Unidade realizou 371 procedimentos eletivos, dos quais 249 foram na área de cirurgia geral, 76 de cirurgia ortopédica e 46 de obstetrícia. Além dessas especialidades, a Instituição assiste a população de Miguel Calmon e adjacências com internamentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Urologia. O atendimento ambulatorial à comunidade dispõe de suporte em ginecologia e obstetrícia, consultas eletivas, reabilitação física e atendimento especializado nos casos de urgência e emergência. Na área diagnóstica são oferecidos alguns dos procedimentos mais requisitados pela comunidade nas especialidades de Mastologia, Cardiologia (Eletrocardiograma, MAPA e Holter) e Bioimagem (Ultrassonografia; Endoscopia Digestiva, incluindo esclerose de varizes do esôfago; Colonoscopia e Retossigmoidoscopia). A qualidade e a segurança da assistência são prestadas por uma equipe de 150 colaboradores que atuam em áreas como Centro Cirúrgico, CME, Clínica Cirúrgica, entre outros setores envolvidos na organização e execução dos procedimentos. 


Brinquedoteca infantil – Um sonho antigo da equipe do Hospital Português de Miguel Calmon se tornou realidade em agosto, com a inauguração da Brinquedoteca Criança Feliz. Assegurando o direito à infância no período de internação hospitalar, o espaço incrementa a especialidade de Pediatria da Unidade com equipamentos de TV e DVD, além de brinquedos e livros infantis, proporcionando momentos lúdicos às crianças em tratamento e a otimização do processo de reabilitação da saúde. Idealizada pelos próprios colaboradores da Instituição, a Brinquedoteca recebeu doações de materiais que foram reciclados ou reaproveitados para concretizar o desejo coletivo de oferecer um ambiente humanizado preparado para acolher o público infantil. Interessados em colaborar com a melhoria do espaço através de doações de brinquedos, livros, filmes, móveis e eletrodomésticos novos ou usados, em bom estado de conservação, podem ligar para (75) 3627-2119.