Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

HP leva serviços gratuitos para shopping no Outubro Rosa — Hospital Português da Bahia

2 de outubro de 2015

HP leva serviços gratuitos para shopping no Outubro Rosa

02 October 2015

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, segundo o Ministério da Saúde. O diagnóstico em estágio avançado e o difícil acesso aos tratamentos ainda são barreiras que geram altas taxas de mortalidade no Brasil. Buscando aproximar a comunidade dos meios de prevenção da doença, o Hospital Português (HP) realiza três dias de campanha educativa no Outubro Rosa, ofertando exames gratuitos de nutrição e cardiologia (cálculo do Índice de Massa Corpórea – IMC, aferição da pressão arterial, teste de glicemia), além de orientações para a prevenção e oficinas de turbantes cor-de-rosa. A ação acontece dias 07, 08 e 09 de outubro, quarta a sexta-feira, no stand montado no piso L1 do Salvador Shopping. A equipe multidisciplinar da Instituição vai se revezar no atendimento ao público durante o horário de funcionamento do Shopping (das 9h às 22h). Os participantes serão contemplados com a distribuição de brindes.

“Está comprovado: mulheres com obesidade, na menopausa, têm 2,57 chances mais de ter câncer de mama do que mulheres com peso saudável. Logo, é essencial acompanhar e controlar os fatores de risco da doença”, alerta Dr. César Augusto Machado, especialista do Serviço de Mastologia do HP e coordenador de pesquisa recém-publicada que comprova a relação entre câncer de mama e obesidade. O especialista observa que diversos fatores estão envolvidos no aparecimento do tumor, como os riscos genéticos e ambientais. A obesidade é um deles e já afeta 17,5 % da população brasileira. “Metade dos adultos do país está com sobrepeso e, até 2025, uma em cada 5 pessoas devem ter obesidade. É fundamentar instituir mudanças comportamentais para evitar doenças associadas a esta patologia”.

Com esse objetivo, durante todo o mês internacional de luta contra o câncer de mama, o Hospital vai iluminar a sua fachada na cor-de-rosa chamando a atenção para o tema. Os colaboradores da Instituição também vão usar o laço símbolo da campanha no fardamento e as pacientes oncológicas vão participar de oficinas de turbantes e maquiagem buscando fortalecer a autoestima no enfrentamento da doença.

Obesidade e câncer de mama: Pesquisa inédita revela incidência entre as baianas

Um estudo inédito com 191 mulheres baianas acima de 30 anos, constatou que portadoras de obesidade, na menopausa, têm 2,57 mais chances de ter câncer de mama do que mulheres com peso saudável. “Mulheres com obesidade produzem predominantemente um hormônio chamado de leptina, devido à gordura acumulada no corpo, que favorece a formação do câncer. Nas mulheres com peso normal há produção predominante de outro hormônio (adiponectina), que dificulta a formação do tumor maligno”. O coordenador da pesquisa realizada entre 2012 e 2014, por especialistas em mastologia e oncologia do HP, destaca ainda a importância de conhecer o perfil de saúde da mulher brasileira, para a instituição de novos métodos preventivos e de tratamento mais adequados às suas necessidades.


Serviço:

O quê? HP leva serviços gratuitos para o Salvador Shopping no Outubro Rosa. 

Quem? Equipe multidisciplinar do HP realiza exames gratuitos de nutrição e cardiologia (cálculo do Índice de Massa Corpórea – IMC, aferição da pressão arterial, teste de glicemia) e orientações para a prevenção do câncer de mama. Também serão realizadas oficinas de turbantes cor-de-rosa. 

Quando? Dias 07, 08 e 09 de outubro, quarta a sexta-feira, durante horário de funcionamento do Shopping (das 9h às 22h). 

Onde? Stand do HP no piso L1 do Salvador Shopping.