Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Programa de Residência do HP recebe novos médicos em 2016 — Hospital Português da Bahia

3 de novembro de 2015

Programa de Residência do HP recebe novos médicos em 2016

03 November 2015

Oportunizando o aperfeiçoamento dos jovens profissionais da medicina em diferentes especialidades da saúde, o Hospital Português (HP) deve receber em 2016, novos integrantes nos seus Programas de Residência Médica – Cancerologia/Oncologia Clínica, Medicina Intensiva, Clínica Médica e Infectologia. Ao todo, 13 vagas foram disponibilizadas durante o processo seletivo unificado no Estado da Bahia, realizado em 29 de novembro, sob a coordenação da Comissão Estadual de Residência Médica. “A excelente qualificação do corpo cínico do Hospital Português, sua alta tecnologia e padrão superior de gestão hospitalar, associados ao nível de acreditação atingido pela Instituição são os aspectos relevantes que justificam a alta procura por formação complementar nos seus Programas de Residência”, observa o coordenador do Centro de Estudos Egas Moniz e representante da Comissão de Residência Médica (COREME) no HP, Dr. Aquiles Camelier.

O médico destaca que a insuficiência de centros de ensino qualificados para a especialização dos profissionais da medicina, sobretudo na região Nordeste do país, impede que, aproximadamente, 70% dos formados tenham acesso a esse tipo de pós-graduação, motivando a carência de profissionais médicos especialistas por habitante no país. Nesse contexto, Dr. Aquiles destaca a relevância de uma Instituição tradicional como o Hospital Português, com 158 anos de atuação na área da saúde e histórico de permanente evolução, contribuir para minimizar esse déficit. “A aliança entre a teoria e a prática médica é essencial tanto para o ingresso no mercado da saúde quanto para a consolidação do conhecimento dos jovens profissionais. O Hospital Português representa o ambiente ideal para essa vivência, dispondo de uma infraestrutura completa para realizar diagnósticos e procedimentos de média e alta complexidade”, avalia.

Validados pelo Ministério da Educação (MEC), os Programas de Residência Médica do HP oferecem oportunidade de instrumentalização profissional com supervisão permanente de profissionais experientes e qualificados do corpo clínico da Instituição, além de bolsas de estudo financiadas pelo Ministério da Saúde (MS) nos dois anos de especialização. Desta maneira o Hospital Português segue progredindo a cada dia em um dos aspectos principais da sua missão: promover o ensino e participar da formação complementar dos profissionais de saúde. Em 2016, a Instituição aguarda a chegada dos novos médicos residentes, dando continuidade a sua trajetória de investimento em educação com foco na promoção da qualidade e segurança do paciente.