Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Enfim, férias! — Hospital Português da Bahia

6 de janeiro de 2016

Enfim, férias!

06 January 2016

A competitividade e busca por resultados melhores no cenário empresarial moderno têm exigido uma performance cada vez mais dinâmica de trabalhadores das diferentes áreas. Não bastassem as pressões no exercício profissional, seja para a qualificação permanente, seja para a conquista e fidelização de novos clientes, demandas pessoais com a família, os filhos, atividades extras, entre outros aspectos, muitas vezes potencializam o surgimento de estresse físico e mental. A fim de evitar essa situação de desgaste, o período de descanso anual determinado pela legislação trabalhista brasileira assume um papel fundamental para que a mente e o corpo possam se desligar dos compromissos e exigências diárias do trabalho. Afinal, nada melhor do que relaxar durante as tão sonhadas férias para recarregar as baterias.

Planejamento é a palavra chave para o sucesso das suas férias. Por isso, antes de entrar em recesso é importante delegar funções e redistribuir tarefas, aliás, duas condições fundamentais para o bom andamento do trabalho durante a sua ausência. Esse cuidado pode assegurar que não haja necessidade de sua intervenção durante o período de descanso, por exemplo, evitando que a sua chefia ou colegas precisem do seu apoio profissional bem na hora em que você está na fila do cinema com a família. A organização e o planejamento prévio das férias também vão servir para auxiliar a escolha mais adequada da programação nesse período, otimizando o uso do seu tempo disponível e o emprego dos seus recursos financeiros. Assim, para usufruir com êxito o “relax” que as férias proporcionam é necessário traçar uma boa rotina cotidiana para aproveitar bem o tempo.

Durante o período em que se trabalha, às vezes, não é possível conciliar a prática de exercícios ou ainda atividades artísticas e intelectuais, então aproveite as férias para revigorar o seu condicionamento físico e mental. Viaje, acampe, vá ao cinema, leia um livro, conheça um lugar, visite o museu, uma exposição, os amigos; dedique tempo às atividades que lhe proporcionam bem-estar, com certeza tudo isso vai contribuir para amenizar a sobrecarga gerada por demandas do dia-a-dia, tornando a sua vida mais prazerosa. Lembre-se de que o lazer é um momento de descontração que beneficia o corpo e a mente. Portanto, desfrute plenamente esses instantes com todo o contentamento que a vida lhe permite. Use com sabedoria as suas férias, valorize cada momento livre nesses 30 dias, afinal você merece!