Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Luta contra o vírus HIV — Hospital Português da Bahia

19 de janeiro de 2016

Luta contra o vírus HIV

19 January 2016

Todos os anos, com a chegada do verão e a proximidade dos festejos de carnaval, aumentam as preocupações dos órgãos públicos de saúde para estimular as formas de prevenção do vírus HIV, conscientizar sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes e da quebra de preconceitos com os portadores da doença.

O vírus HIV, transmissor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), provoca alteração no mecanismo de defesa do corpo humano, ocasionando diversas doenças oportunistas. Mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo possuem AIDS. Somente no Brasil, cerca de 32 mil novos casos são registrados anualmente. O Ministério da Saúde informa que, de 2005 a 2013, o índice de novos portadores da doença diagnosticados no país subiu 11%.

Alguns sintomas do HIV são emagrecimento, falta de apetite, cansaço e fadiga (principalmente, muscular), febre, diarréia, caroços e ínguas pelo corpo ou infecções incomuns num paciente com as defesas normais. Entretanto, apenas o exame laboratorial pode definir a presença do vírus. Vale ressalta que a AIDS não tem cura, portanto, seja consciente. Fique sempre atento e previna-se!