Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Saiba como prevenir sua audição a intensa exposição sonora — Hospital Português da Bahia

25 de janeiro de 2016

Saiba como prevenir sua audição a intensa exposição sonora

25 January 2016

A exposição prolongada a altos níveis sonoros pode causar problemas e até a perda temporária ou permanente da audição. Por essa razão, é preciso ser cuidadoso quanto ao volume e tempo de exposição a sons muito elevados, como os de trios elétricos ou camarotes.

Para o otorrinolaringologista do Hospital Português, Dr. Cristiano França, os cuidados devem ser redobrados no Carnaval. “Sugere-se, como prevenção, submeter-se a um intervalo de “descanso” de 10 a 35 minutos, em média. Além disso, é recomendável precaver-se com a utilização de plugs intra-auriculares, comumente encontrados em lojas especializadas em equipamentos de proteção individual”, alerta o especialista.

Em festas, o barulho chega a ultrapassar o limite seguro (80 dB) e pode causar riscos à audição. “É o que ocorre no Carnaval baiano, bem como em grandes shows, as caixas de som atingem facilmente os índices de 130 dB, sendo necessário que tanto os trabalhadores quanto o público participante se preocupem em proteger os seus ouvidos”, adverte o médico.

O barulho incessante pode provocar, além da perda auditiva e do zumbido, tontura, dor ou sensação de ouvido cheio. Isoladamente ou sem a presença de outros sintomas, pode-se perceber irritabilidade com distúrbios de socialização, podendo acarretar até perda da libido. Os sinais de início de perda auditiva, na maioria dos casos, são percebidos pelas pessoas que convivem com o paciente. Este geralmente não percebe e passa a solicitar que o acompanhante repita as palavras ou começa a confundi-las.