Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Euclides da Cunha conta com HP na gestão da Unidade Municipal — Hospital Português da Bahia

1 de fevereiro de 2016

Euclides da Cunha conta com HP na gestão da Unidade Municipal

01 February 2016

Concretizando as metas de expandir a atuação filantrópica no interior baiano e compartilhar a experiência em saúde, o Hospital Português (HP) assume a gestão de mais uma unidade hospitalar: o Hospital Português – Unidade Municipal Antônio Carlos Magalhães, localizado em Euclides da Cunha, a 311 quilômetros de Salvador. A assinatura do contrato entre a Instituição filantrópica e a Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha aconteceu no dia 22 de dezembro, durante a visita da prefeita Maria de Fátima Nunes Soares, com esse objetivo, ao HP. Acompanhada do deputado federal José Nunes, a gestora declarou tratar-se de um dos momentos mais significativos da sua administração. “É uma data histórica em Euclides da Cunha, não tenho dúvida que o HP prestará um serviço altamente competente em nossa cidade, o HP é referência no cuidado em saúde. Estou muito feliz em saber que a Instituição está presente em nosso município oferecendo o melhor para a saúde da nossa população”.

A HP – Unidade Municipal ACM realiza atendimentos de média complexidade, através do Sistema Único de Saúde – SUS, nas áreas de urgência e emergência, clínica médica, cirurgia eletiva, obstetrícia e pediatria. Além dos cerca de 70 mil habitantes de Euclides da Cunha, a Unidade acolhe a demanda de comunidades vizinhas à microrregião, a exemplo de Monte Santo, Jorro, Tucano e Canudos. Visando aprimorar a assistência ao paciente, o Serviço de Urgência e Emergência foi amplamente reformado, passando a dispor de dois médicos plantonistas (24 horas), Mamografia, Raios-X e instalações padronizadas em todos os ambientes: sala de triagem, sala de gesso, sala de medicação e sala vermelha (para classificação de risco).

O presidente do HP, Orlando Manuel Cunha da Silva, afirma que todos os esforços serão realizados para atender as expectativas da Prefeitura Municipal e, principalmente, da população euclidense, ressaltando que a experiência na gestão de outras Unidades no interior baiano deve contribuir para esse novo projeto, beneficiando a população de Euclides da Cunha e cidades vizinhas. Na avaliação do deputado federal José Nunes, ao gerar resultados positivos a nova gestão pode atrair investimentos públicos para a Unidade. “O Hospital Português é uma Instituição de referência. Estender essa experiência para outros municípios é importante para a Bahia, para a saúde da população e para o governo. Todos ganham”.

HP no Interior do Estado

Instituição filantrópica de referência no Norte e Nordeste brasileiro na prestação de serviços de saúde, o Hospital Português (HP) vem expandindo a sua trajetória de êxito, da capital para o interior baiano. Hoje, a organização centenária divide a sua experiência com outras cinco unidades hospitalares, localizadas nas cidades de Miguel Calmon (01), Conceição do Coité (02), Jacobina (01) e mais recentemente em Euclides da Cunha (01). Ao todo, mais de 700 mil pessoas residentes nas microrregiões de Serrinha, Jacobina e Euclides da Cunha estão sendo beneficiadas com atendimentos médicos e hospitalares qualificados, através do Sistema Único de Saúde – SUS.