Notícias Fique por dentro das novidades

Prevenção e controle da asma — Hospital Português da Bahia

25 de fevereiro de 2016

Prevenção e controle da asma

25 February 2016

A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas, ocasionando dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. Sua principal causa é a inflamação nas vias de ventilação pulmonar. Quando ocorre uma crise de asma, os músculos ao redor das vias aéreas ficam apertados devido ao inchaço na parte interna da passagem de ar, que limita o fluxo de oxigênio para dentro e fora dos pulmões, gerando uma consequente falta de ar.

Não existe cura para a asma, porém, ela pode ser controlada. Por isso, a principal recomendação é evitar a exposição a agentes que desencadeiam a crise. Algumas atitudes que podem ser tomadas são a remoção de carpetes e tapetes, o uso de forros especiais em travesseiros e colchões, evitar contato com animais domésticos, manter a limpeza da casa sempre em dia entre outras.

Essas medidas preventivas são muito importantes, pois as vias aéreas são excessivamente sensíveis a certos elementos inalados, principalmente aos ácaros (pequenos artrópodes presentes nos colchões, sofás, tapetes das nossas casas). Por último, e não menos importante, devemos frequentar o médico regularmente e evitar a automedicação.