Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Prevenção não tem idade: vacine-se! — Hospital Português da Bahia

12 de fevereiro de 2016

Prevenção não tem idade: vacine-se!

12 February 2016

A vacinação é uma das medidas mais importantes na prevenção contra doenças.  Ela atua protegendo o corpo humano de vírus e bactérias que provocam diversos tipos de enfermidades. A vacinação também é fundamental para a vida em comunidade, pois quanto mais pessoas protegidas, menores são as chances de surtos e epidemias.

Para se ter ideia, com as campanhas de vacinação o Brasil alcançou a erradicação da poliomielite (paralisia infantil), varíola e rubéola. Entretanto, engana-se quem acredita que essas vacinas não sejam mais importantes. A possibilidade de contágio ainda existe, visto que as doenças não estão erradicadas em outros locais do mundo. Dessa forma, com a circulação de imigrantes ou brasileiros que viajam ao exterior, o vírus pode ser reintroduzido e atingir crianças não vacinadas.

É importante ressaltar que as vacinas não são necessárias apenas na infância, mas sim em todas as fases da vida. Desta forma, mantenha seu cartão de vacinação sempre em dia e fique atento para as mudanças feitas pelo Ministério da Saúde, neste ano, no Calendário Nacional de Vacinação!