Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Dor lombar afeta grande parte da população mundial — Hospital Português da Bahia

24 de março de 2016

Dor lombar afeta grande parte da população mundial

24 March 2016

Você já sentiu algum tipo de dor lombar? Se a resposta for positiva, você pertence a um numeroso grupo de cerca de 80% da população brasileira que, segundo dados do Ministério da Saúde, já se queixaram de dores na região. No mundo, esta é a segunda maior causa de consultas médicas, ficando atrás apenas das gripes e resfriados.

A grande causa da dor lombar está na gravidade, que impõe uma constante compressão discal e favorece a sobrecarga em músculos, ligamentos e discos intervertebrais da região lombar. Entretanto, alguns comportamentos podem agravar esse problema.  Má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios de musculação são alguns dos exemplos que contribuem para as dores.

Para evitar o problema, uma dica importante é estar sempre atento aos aquecimentos, não apenas antes de exercícios, mas sempre. Alongue sua lombar antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Atente-se sempre para a sua postura, principalmente em atividades que demandem muito tempo na mesma posição. Caso as dores lombares persistam, não espere que o problema fique mais agudo, procure um médico. Quando tratada no seu estágio inicial, a dor lombar é mais fácil de ser eliminada.