Viva a TPM com equilíbrio
18 March 2016
Se para alguns a TPM inspira brincadeiras, para quem sente os sintomas ela não é nem um pouco divertida. Cerca de 75% das mulheres passam por isso mensalmente, embora os sintomas mais intensos afetem apenas 8% delas. O desconforto varia de mulher para mulher e pode ser classificado em 4 grupos:
TIPO A – As principais marcas deste tipo de TPM são ansiedade, oscilações de humor e irritabilidade. Evite cafeína, álcool e laticínios. Prefira alimentos que estimulem a produção de serotonina (substância que provoca bem-estar), como pães integrais, soja, atum,feijão, batata e banana.
TIPO C – Neste tipo de TPM as mulheres costumam sentir vontade de comer doces, dor de cabeça, cansaço, tontura e palpitações. Para amenizar esses sintomas coma proteínas e carboidratos, evite os açúcares e pratique caminhada.
TIPO D – Depressão, insônia, ansiedade e crises de choro predonimam nesta categoria. Para melhorar o astral consuma bebidas à base de cafeína, evitando a ingestão em horários próximos ao sono. Evite álcool e laticínios, e pratique dança ou lutas marciais.
TIPO H – A maior queixa de quem enfrenta este tipo de TPM são seios doloridos e retenção de líquidos, causadora de inchaço abdominal e nas pernas. Uma saída saudável é consumir alimentos diuréticos (melão, melancia, agrião, abacaxi, pepino, água de coco, etc.). Evite sal e laticínios, e invista em caminhadas, hidroginástica ou natação.
Não deixe de consultar seu ginecologista. Ele é o profissional capacitado para tratar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual e te ajudar a reencontrar o equilíbrio neste período.