Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Dia Mundial da Voz — Hospital Português da Bahia

14 de abril de 2016

Dia Mundial da Voz

14 April 2016

Apesar de o instrumento vocal ser imprescindível para manter uma boa qualidade na comunicação oral, muitas pessoas ainda tendem a negligenciar seus cuidados. De acordo com fonoaudiólogos, muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que causam nódulos nas cordas vocais, e consequentemente alteram voz. Confira então 3 dicas para manter sua saúde vocal.

Invista na maçã!

A maçã tem uma propriedade que proporciona uma “limpeza” da boca e da faringe. Ao ser ingerida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, local onde a voz é produzida. Este processo é conhecido como efeito adstringente e evita o incômodo pigarro.

Respire pelo nariz!

Estar atento a sua respiração é sempre importante para ter uma boa qualidade vocal. Diversos problemas respiratórios, principalmente de caráter alérgico, são ocasionados pela respiração pela boca. Com isso, a garganta tende a ficar mais ressecada, causando um maior esforço das cordas vocais.

Cuidado com os temperos!

Os temperos são os ingredientes perfeitos para acentuar e melhorar o sabor das comidas, mas tenha cuidado. Alguns condimentos, a respeito da pimenta, podem provocar inflamações nas cordas vocais causando rouquidão e alteração na voz.