Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Alimentos orgânicos – Receita Saudável — Hospital Português da Bahia

12 de maio de 2016

Alimentos orgânicos – Receita Saudável

12 May 2016

De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, os alimentos orgânicos são aqueles que não empregam pesticidas, adubos químicos ou substâncias sintéticas em sua produção, utilizando os recursos naturais (solo, água, ar, entre outros) de forma responsável. Esse cuidado produtivo busca promover qualidade de vida e preservar o meio ambiente. No Brasil, progressivamente, a produção de alimentos orgânicos vem sendo ampliada e já é possível encontrá-los nas prateleiras dos revendedores com a identificação “produto orgânico”. A chefe de Nutrição do Hospital Português, Gildete Fernandes destaca o alto valor nutritivo desses alimentos, devido à presença de vitaminas (C, complexo B), sais minerais (cálcio, ferro), além de fibras que melhoram o colesterol, o funcionamento intestinal e retardam a absorção de açúcares simples, diminuindo as chances de desenvolvimento do Diabetes Tipo 2.

A nutricionista destaca ainda os benefícios dos ingredientes orgânicos presentes nesta receita. “Rica em substância ômega 3, a linhaça estimula nosso sistema imunológico. Já o açúcar demerara, por ser menos refinado, demora mais para ser absorvido pelo organismo e ajuda a evitar picos glicêmicos. O cacau, além do valor nutricional, também beneficia o sistema imunológico. Quanto mais amargo for o chocolate, maior o seu teor de cacau. Uma sugestão saudável é retirar o sal da receita”.

Brownie de Cacau

Ingredientes

3/4 xícara (chá) de cacau em pó orgânico
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral orgânica
2 xícaras (chá) de açúcar demerara orgânico
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de linhaça orgânico
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de sal orgânico (opcional)
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de óleo vegetal

Modo de preparo

Coloque a Linhaça de molho nas 6 colheres de sopa de água (aproximadamente por 15 minutos). Enquanto a Linhaça fica de molho, misture todos os ingredientes secos. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela grande, misture a linhaça, a farinha, o açúcar, o cacau em pó, o fermento e o sal. Acrescente a água e o óleo vegetal. Misture bem os ingredientes. Espalhe a massa uniformemente em uma forma de 23 x 33 cm.
Asse o bolo por 25 a 30 minutos, no forno preaquecido, até a parte superior não estar mais brilhante. Deixe-o esfriar por 10 minutos, no mínimo, antes de cortá-lo em quadradinhos.

Rendimento: 1 forma de 23X33cm

Tempo de preparo: Moderado (45 minutos)

Grau de dificuldade: Médio

Fonte: www.maeterra.com.br

 

Revista Imagem Real Maio – 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real