Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Saúde digestiva: uma aliada no bom funcionamento do corpo — Hospital Português da Bahia

30 de maio de 2016

Saúde digestiva: uma aliada no bom funcionamento do corpo

30 May 2016

Você sabia que a falta de cuidados com a saúde digestiva pode desencadear uma série de problemas e desconfortos? Em funcionamento ideal, o objetivo da saúde intestinal, como também pode ser chamada, é a correta digestão do que é ingerido, com a consequente absorção, assimilação e eliminação do que não for útil ao corpo. Para reforçar a importância do reconhecimento dos sintomas e o rápido tratamento, 29 de maio foi instituído como dia Mundial da Saúde Digestiva.

Os sintomas para quem possui algum tipo de complicação neste sistema passam por distensão abdominal, diarreias frequentes, azia, peso no estomago, refluxo gástrico, gazes, entre outros desconfortos. Nestes casos,  você pode estar sofrendo de refluxo gástrico, constipação intestinal, má digestão, síndrome do intestino irritável, ou até mesmo algum tipo de câncer no aparelho digestório, em situações mais extremas.

A saúde intestinal é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo. Para isso, algumas pequenas medidas podem ser adotadas, como: possuir dieta equilibrada, ter atenção com o uso excessivo de medicamentos, prevenir-se contra o estresse, beber água com frequência e praticar exercício físicos regularmente. Entretanto, vale lembrar que algumas patologias não são fáceis de ser observadas e necessitam de acompanhamento médico. Para tanto, mantenha as consultas com seu profissional sempre em dia.