Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

A vida de quem precisa não pode esperar! — Hospital Português da Bahia

14 de junho de 2016

A vida de quem precisa não pode esperar!

14 June 2016

Visando celebrar os milhares de doadores de sangue e reforçar a importância da causa, o mundo comemora, em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue. Embora o número de bolsas de sangue coletadas por ano no país esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (3,6 milhões), o Ministério da Saúde (MS) trabalha para que este número chegue a 5,6 milhões.

No Brasil, segundo o MS, seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários (aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue). Essa proporção é inferior à de países como Cuba (100% são voluntários), Nicarágua (100%), Colômbia (84,38%) e Costa Rica (65,74%). O restante (40,48%) é formado por doadores de reposição, ou seja, aqueles que doam por razões pessoais (quando um amigo ou parente necessita de sangue).

Para doar é simples! Basta ir ao Banco de Sangue do Hospital Português. Ao chegar no Hemocentro São Lucas, você irá passar por um processo rápido, que visa garantir a sua segurança e do paciente. Inicialmente é feito um cadastro, mediante a apresentação de um documento oficial com foto. Você será então encaminhado para avaliação dos sinais vitais e do nível da sua hemoglobina (avaliar se tem ou não anemia). Os próximos passos são: triagem (entrevista), coleta de sangue e a parte final que é a recuperação (lanche). Através deste ato, com sua doação de sangue, até 4 vidas poderão ser salvas!

O que é necessário?

  • Apresentar documento com foto: RG ou documento equivalente;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Possuir peso igual ou superior a 50 kg;
  • Ter entre 16 e 69 anos (no caso de idosos, a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos, e para menores de idade, entre 16 e 17 anos, a doação só pode ser realizada mediante consentimento formal, por escrito, dos representantes legais);
  • Estar alimentado, porém evitando refeições pesadas (gordurosas) pouco antes da doação;
  • Respeitar o intervalo entre doações: homens (60 dias) e mulheres (90 dias).