Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Asma, alergias respiratórias e o São João — Hospital Português da Bahia

22 de junho de 2016

Asma, alergias respiratórias e o São João

22 June 2016

fogueiraNo Nordeste, durante os tradicionais festejos juninos não podem faltar fogueiras e fogos de artifício não é verdade? Embora esses elementos proporcionem beleza e um clima todo especial à festa, é necessário ter atenção com a exposição à fumaça gerada por eles. A prevenção deve ser aumentada entre pessoas alérgicas ou asmáticas, além de idosos e crianças, que também possuem predisposição maior para estes problemas.

Assim, para participar das comemorações sem o risco de desenvolver complicações respiratórias, os especialistas recomendam manter distância da fumaça; um cuidado simples que ajuda a evitar crises de asmas, rinites e alergias oculares. Mas, se não for possível ficar longe das fogueiras e fogos de artifício, a orientação é fechar as janelas, colocando toalhas molhadas nas frestas, além de removera fuligem do interior da casa sempre que preciso.

Outro cuidado preventivo é com as mudanças bruscas de temperatura. Segundo especialistas, as vias aéreas são preparadas para permanecer numa temperatura constante e alterações climáticas podem ocasionar sintomas como irritação, pigarro e tosse. Logo, quem pretende viajar para lugares com temperatura menor que o habitual ficará sujeito à baixa imunidade, devendo evitar ambientes pouco ventilados ou aglomerações de pessoas, além de utilizar agasalhos para evitar o choque térmico.