Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Assistência com padrão de excelência — Hospital Português da Bahia

11 de julho de 2016

Assistência com padrão de excelência

11 July 2016

Tendo a segurança do paciente como parâmetro principal para a conquista da excelência no ambiente hospitalar, os profissionais do Hospital Português têm se aprimorado em torno dessa meta, alcançando êxitos significativos. O mais recente deles é a recertificação do Nível III da Organização Nacional de Acreditação – ONA, selo que expressa qualidade máxima nos serviços da Instituição. Após auditoria minuciosa, realizada por representantes da ONA nos dias 1, 2 e 3 de junho, o HP teve renovado o seu selo de qualidade máxima, sem ressalvas, consolidando o padrão de excelência empregado nos procedimentos e metodologias de trabalho desenvolvidos nas suas diferentes áreas. Para a assessora de Qualidade do HP, Milena Torres, esse resultado demonstra a relevância de cada equipe envolvida, direta ou indiretamente, no cuidado do paciente. “Todos os profissionais da Instituição têm uma contribuição importante nessa conquista, não somente os que estão ligados à assistência. A recertificação sem ressalvas comprova esse engajamento conjunto no projeto de melhoria contínua da nossa assistência”.

O parecer final dos auditores da ONA aos gestores e profissionais do HP, no último dia de auditoria, aconteceu diante de uma plateia cheia, concentrada no auditório Adélia Carvalho, no Centro Médico da Instituição. Na ocasião, os representantes da entidade certificadora ressaltaram quatro pontos fortes do Hospital: 1) Área de Ensino e Pesquisa aprimorada por investimentos no Programa de Residência Médica; 2) Desenvolvimento de projeto para implantação do modelo assistencial norte-americano Primary Nursing, que personaliza a assistência ao ter um enfermeiro responsável pelo paciente em tempo integral; 3) Formação de parcerias com instituições de saúde igualmente certificadas em processo de Acreditação Hospitalar; 4) Relevância do HP para a saúde no âmbito regional, através de infraestrutura de ponta, trabalho multidisciplinar e equipes empenhadas que assimilaram a cultura de segurança do paciente e a importância do trabalho conjunto como essenciais para alcance de melhores resultados.

Hoje, esses aspectos são fortalecidos pela participação espontânea do HP em novo processo de certificação, desta vez, visando conquistar o selo de qualidade internacionalmente reconhecido através da Acreditação Internacional Qmentum. De acordo com o presidente do Hospital, Orlando Manuel Cunha da Silva, este novo momento reitera o objetivo de promover um ambiente hospitalar seguro e com alto padrão de qualidade assistencial, visando beneficiar os pacientes, acompanhantes, associados, profissionais da saúde e demais públicos da Instituição. “Os nossos colaboradores são os grandes responsáveis por transformar em realidade cada melhoria vislumbrada pela alta direção para o nosso Hospital. Através do empenho conjunto e competente de nossas equipes temos plena convicção de que chegaremos ainda mais longe”, conclui.

Revista Imagem Real – Julho 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real