Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Temporada chuvosa aumenta riscos de leptospirose — Hospital Português da Bahia

25 de julho de 2016

Temporada chuvosa aumenta riscos de leptospirose

25 July 2016

Com as constantes chuvas torrenciais, características do inverno, aumenta a quantidade de lixo espalhado pelas ruas da cidade e consequentemente estimula a proliferação de ratos. Desta forma, os cuidados nessa época do ano devem ser redobrados para não se contrair leptospirose, doença transmitida pela bactéria Leptospira interrogans, presente na urina do rato e que pode circular na água das enchentes.

A bactéria Leptospira interrogans fica retida em muitas poças de água devido a sua capacidade de sobreviver no meio aquático. Infelizmente, no Brasil, como em outros países em desenvolvimento, a doença é encontrada nas cidades, devido à falta de planejamento urbanístico, construções inadequadas e falta de saneamento, o que favorece a proliferação do animal.

O contágio com a bactéria acontece geralmente através penetração nos pés quando há algum ferimento. Na pele íntegra, o contágio ocorre quando o indivíduo permanece durante muito tempo exposto a esta água. É aconselhável que as pessoas protejam bem os pés ao transitarem em ruas com poças de água e os lavem bem, com água limpa e sabão, para evitar a contaminação.