Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

2º Seminário de Serviço Social do HP — Hospital Português da Bahia

8 de agosto de 2016

2º Seminário de Serviço Social do HP

08 August 2016

Seminário de Serviço Social - HP

Com o tema Vulnerabilidade e Saúde: O enfrentamento é possível, o 2º Seminário de Serviço Social do Hospital Português (HP) suscitou uma série de debates sob olhares atentos de estudantes, profissionais de diferentes áreas da saúde e colaboradores da Instituição, que ocuparam os 200 lugares do Auditório Adélia Carvalho, no Centro Médico HP, na manhã do dia 14 de julho. Organizado pela equipe de Serviço Social do HP, o evento cientifico vem se firmando como espaço relevante de discussões, atualização conhecimentos e troca de experiências dos atores envolvidos no cuidado do paciente. “Os convidados deram um show de expertise, proporcionando aos participantes novas perspectivas para o melhor enfrentamento de situações de vulnerabilidade que, inevitavelmente, surgem no momento da hospitalização”, avalia a líder do Serviço Social para Pacientes do HP, Célia Aquino.

A abertura do encontro fez a pleiteia suspirar com a coreografia Uma prece de amor, apresentada pelo elenco do Balé Real, formado por colaboradores do HP. Já a programação científica teve início com a palestra sobre “Indissociabilidade entre Vulnerabilidade e Saúde”, da assistente social e vice-diretora da Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto, Jamile Oliveira. Em seguida foi a vez da professora titular da Faculdade de Direito da UFBA e membro do Conselho de Direitos Humanos da Bahia, Maria Auxiliadora Minahim falar sobre “Condutas Institucionais para o Enfrentamento da Vulnerabilidade no Ambiente Hospitalar”. Dr. Mário de Seixas Rocha, gerente técnico do HP, foi o moderador da mesa redonda sobre “Dilemas Éticos da Vulnerabilidade”, que suscitou um debate brilhante com participações da assistente social da Defensoria Pública da Bahia, Ellen Lobo e da professora de Bioética da UFBA, Camila Vasconcelos.

No encerramento, o médico infectologista do HP, Vladimir Neco, incorporou o personagem gladiador numa analogia à atuação dos profissionais de saúde, mais especificamente, o assistente social em sua rotina de trabalho. A apresentação foi considerada um dos momentos marcantes do encontro, arrancando aplausos calorosos e lágrimas do público.  Para os organizadores, o sucesso desta segunda edição evidencia o interesse permanente da gestão do HP em promover discussões que se convertam em atendimento humanizado do paciente, assim como, demonstra a vontade dos profissionais da saúde de obterem conhecimentos facilitadores da atuação no processo de hospitalização. O evento contou com apoio de algumas empresas parceiras como a Bahia Home Care, SOS Vida, Intensiva UTI Móvel, VitalMed e AssisteVida, e deixa expectativas para a terceira edição.

Revista Imagem Real – Agosto 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real