Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Alho em benefício da saúde — Hospital Português da Bahia

10 de novembro de 2016

Alho em benefício da saúde

10 November 2016

Condimento popular de origem asiática, o alho proporciona muito mais do que sabor aos pratos. É o que revela a ciência. Considerado um alimento funcional, a especiaria, dotada de alto valor nutricional, é capaz de combater e prevenir doenças. Pessoas que ingerem alho diariamente tendem a apresentar maior dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzem a pressão arterial e os riscos de ataques cardíacos. A alicina, por exemplo, substância proveniente do resultado de uma reação bioquímica entre duas outras substâncias presentes no alho, atua como antioxidante, amenizando o envelhecimento celular e resultando em benefícios no combate ao câncer.

O zinco, o selênio, a vitamina C e o ajoene são outros agentes antioxidantes presentes no alho. Seus benefícios incluem propriedades antibacterianas e antivirais, além de estímulo a anticoagulação, prevenção do desenvolvimento de úlceras, ajuda na perda de peso, redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), combate dos radicais livres, redução de inflamações e dores no corpo, e prevenção de gripes e resfriados.

Estudos indicam que consumir um “dente” de alho grande por dia é o suficiente para estimular a saúde. O ideal é prepará-lo in natura, amassado ou picado, e esperar de cinco a dez minutos para ingerir. Nesse período ocorre um aumento na disponibilidade da prestigiada alicina. Para obter o máximo de benefícios que o alho é capaz de proporcionar em forma de tempero, é importante utilizar todo o “dente”, não retirando a parte interna do bulbo, onde está concentrada a maioria das suas propriedades medicinais.

Receita

Pão de alho caseiro, sem fermento e assado na grelha

Ingredientes

·        Massa:

  • 150g de farinha de trigo integral
  • 150g de farinha de trigo branca
  • 1/3 xícara (chá) de água quente
  • 1/3 xícara (chá) de água gelada
  • ½ colher (chá) de sal marinho

·        Pasta de alho:

  • 1 cabeça de alho
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de salsinha picada
  • 1 colher (chá) de sal marinho

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes da pasta de alho no processador e separe numa vasilha.
  2. Coloque todos os ingredientes da massa no processador e bata adicionando 1/3 xícara de água fervente e mais 1/3 de água gelada. Em seguida, desligue o processador. Retire a massa do processador, sove e deixe descansar por 30 minutos numa vasilha. Depois, divida a massa em 4 porções iguais. Abra a massa, espalhe ¼ da pasta de alho em cima da massa e enrole (como um rocambole), enrole novamente ponta a ponta (como uma salsicha) e abra a massa com a ajuda de um abridor de massas. Repita o processo com os outros pedaços. Coloque os pães na grelha e deixe grelhar por três a cinco minutos, virando de cada lado.

Fonte: Bela Cozinha http://gnt.globo.com/receitas