Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Manual de Cuidados Intensivos em Hepatologia ganha edição atualizada — Hospital Português da Bahia

3 de novembro de 2016

Manual de Cuidados Intensivos em Hepatologia ganha edição atualizada

03 November 2016

Escrito a várias mãos para ser um guia médico de referência nacional no manejo dos pacientes com doenças hepáticas graves, o Manual de Cuidados Intensivos em Hepatologia, publicado pela editora Manole, chega à segunda edição completamente atualizado. Mantendo a linguagem prática e objetiva que alavancou o sucesso da primeira versão, o Manual traz em suas 548 páginas um conteúdo embasado em evidências científicas, rico em discussões e em orientações técnicas sobre temas que permeiam a rotina de hepatologistas e intensivistas.

Idealizadores da obra, os especialistas da Unidade de Gastro-Hepatologia (UGH) do Hospital Português (HP)  Dr. Paulo Lisboa Bittencourt e Dr. Cláudio Zollinger destacam que o livro tem o propósito de registrar os resultados das novas pesquisas e experiências científicas em Hepatologia e Medicina Intensiva, aproximando esses dois campos da Medicina.

“Muitas complicações do paciente hepatopata, como a cirrose hepática e o transplante de fígado, demandam grande interação de hepatologistas e intensivistas; e cada vez mais este trabalho conjunto tem melhorado a assistência ao paciente hepatopata grave, modificando o prognóstico destes pacientes”, observa Dr. Paulo Bittencourt. Assim, o Manual surge como um instrumento que compila esses resultados, fornecendo dados atuais baseados em evidências para servirem de referência e consulta na prática médico-hospitalar diária de residentes, clínicos, hepatologistas e intensivistas nas diferentes regiões brasileiras.

A obra foi patrocinada pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB) com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association (CBIHPBA).

Para transformar o objetivo de escrever uma obra coletiva, acessível aos profissionais da saúde, em algo palpável, Dr. Cláudio Zollinger destaca como fator fundamental a colaboração de 120 autores convidados, pesquisadores e formadores de opinião na área, entre profissionais do Hospital Português da Bahia e demais instituições do país. “Sendo um produto colaborativo, o Manual traduz o conhecimento de especialistas expoentes em suas áreas de atuação sobre temas específicos e avanços empreendidos pela ciência nos últimos anos, nas áreas de Hepatologia e Medicina Intensiva”.

Buscando ampliar o conhecimento dos especialistas, a obra traz quatro módulos sobre complicações da cirrose hepática, além de temas como cirurgia hepática e transplante de fígado, condutas relacionadas a procedimentos invasivos no paciente hepatopata, dentre outros.

Revista Imagem Real – Novembro 2016
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real