Notícias Fique por dentro das novidades

Nasce uma Maternidade no HP — Hospital Português da Bahia

2 de janeiro de 2017

Nasce uma Maternidade no HP

02 January 2017

Fruto das transformações sociais, os primeiros partos no Hospital Português retratam a busca por maior segurança de mulheres e recém-nascidos através do cuidado hospitalar. Essa mudança é retratada no livro Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro – 150 anos de percurso, da pesquisadora Socorro Martinez. “Agora a existência de riscos no parto caseiro é compreendida pela sociedade e a procura do hospital é uma segurança não só para os bebês como também para as mães, que contam com recursos tais como (…) a cesariana, para os casos em que o parto natural não se processe como esperado”. A informação remonta a 1940, época em que os partos caseiros eram comuns.  Utilizando dados do Livro de Registro de Nascimentos do HP, a autora traça um comparativo entre o início e o final daquela década, encontrando uma redução de 12% nos nascimentos a fórceps e um crescimento de 8% nas cesarianas, em 1949. Uma evidência de que a cirurgia obstétrica passava a ser empregada como recurso mais seguro em casos de risco para a mulher e o bebê.

Mantendo-se em progresso, o Hospital Português seguiu incorporando as inovações da medicina para atender as novas demandas da sociedade no século 21. Em 2009, a Instituição inaugurou uma moderna infraestrutura totalmente planejada para a assistência exclusiva a gestantes e recém-nascidos: a Maternidade Santamaria. “O serviço foi criado num momento crítico da obstetrícia, principalmente, em Salvador e área metropolitana, quando a comunidade sofria com a falta de leitos maternos e de UTI para recém-nascidos. O fechamento de serviços similares na cidade apenas agravou esse quadro”, observa o coordenador médico da Maternidade, Dr. Leomar Lyrio. Para prestar assistência materno-fetal completa, o Serviço oferece uma infraestrutura moderna e confortável, incluindo: equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar treinada e especializada para o parto seguro e humanizado, Emergência 24 horas, 28 leitos de UTI Neonatal (maior estrutura da Bahia), Berçário de Observação, Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico incluindo salas com amplo visor para a família assistir aos partos cirúrgicos, sala para partos de urgência e sala para o parto natural PPP.

Em sete anos de atuação, o Serviço já acumula um histórico de contribuições significativas para o aumento da segurança e qualidade no cuidado materno-fetal na Bahia. Com mais de 18,5 mil partos realizados, a Maternidade também se destaca pela realização de cirurgias de alta complexidade em gestantes, de forma inédita na capital baiana e no Estado. Tal desempenho beneficia a comunidade com a assistência especializada de ponta na própria região. “A excelência da Santamaria na assistência a mulher está vinculada a experiência de 160 anos do Hospital Português, única Instituição que oferece um prédio exclusivo para a Maternidade, com localização anexa a uma infraestrutura de hospital geral de grande porte, com suporte 24 horas”, conclui.

Revista Imagem Real – Janeiro 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real