Notícias Fique por dentro das novidades

Vanguarda e excelência em Cardiologia — Hospital Português da Bahia

2 de janeiro de 2017

Vanguarda e excelência em Cardiologia

02 January 2017

As transformações no modo de vida tornaram as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito no Brasil e mundo, exigindo preparo dos centros de saúde para o tratamento especializado. Esse contexto impulsionou o Hospital Português para a vanguarda na assistência cardiológica. A fim de estabelecer cuidado especializado de ponta para os problemas de saúde mais frequentes na comunidade, a Instituição se aperfeiçoou e, hoje, oferece uma infraestrutura completa para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do coração. Nos Serviços Especializados e Unidades de Cardiologia Intensiva, o Hospital alia recursos avançados ao conhecimento de profissionais experientes e preparados para realizar desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias de alta complexidade. Os processos hospitalares  têm a certificação de qualidade máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Muitos médicos da Instituição são vinculados a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Como resultado, a excelência e o pioneirismo do HP na especialidade são reconhecidos na Bahia e no Brasil. Para os especialistas da área, esses diferenciais consolidam a Instituição como uma referência na assistência cardiológica no seu segmento.

ECOCARDIOGRAFIA 

cardO Serviço de Ecocardiografia do HP foi um dos primeiros a trazer essa tecnologia para a Bahia, na década de 1980. Foi também pioneiro na introdução de técnicas como Ecocardiograma Transesofágico e de Estresse, na década de 1990. O líder do Serviço, Dr. Luís Cláudio Correia, observa que essa vocação inovadora esteve alinhada a uma postura científica, sempre pautada nas evidências que respaldavam a utilização do método. “Durante muitos anos, este Serviço ofereceu treinamento ecocardiográfico prolongado, tendo formado mais de 30 ecocardiografistas na Bahia. Hoje, o Serviço é uma mescla de médicos jovens e outros mais experientes, que propagam a cultura de qualidade assistencial e científica”. No suporte às demais especialidades médicas durante o atendimento clínico e a hospitalização, o Serviço realiza avaliações como Ecocardiogramas Transtorácico, Transesofágico e sob Estresse, além do exame de Doppler de Carótidas.

HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA 

Em mais de três décadas de atividades, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HP acumula a marca de 30 mil procedimentos realizados e a reputação de centro de referência, na Bahia, e de alta produtividade,  no âmbito nacional, pelo grande volume de atendimentos diagnósticos e terapêuticos.  Acompanhando a evolução da cardiologia intervencionista frente às cardiopatias prevalentes na sociedade moderna, o Serviço implantou, de forma pioneira na Bahia, o tratamento do infarto agudo do miocárdio através da angioplastia primária. “Trata-se do método mais eficaz, atualmente, para diminuição da mortalidade e preservação das funções cardiovasculares, evitando sequelas maiores no músculo cardíaco”, informa o líder do Serviço, Dr. Antônio Azevedo Júnior. O Hospital incorporou ainda avanços no diagnóstico da doença coronária, tais como: o aparelho de última geração Artis Zee (que produz imagens com alta resolução digital e precisão diagnóstica); métodos auxiliares na avaliação de lesões coronárias, como o Ultrasson Intra-Coronário, e a avaliação fisiológica invasiva de lesões através do cálculo do fluxo de reserva coronário. Na terapia, o HP tem empregado stents farmacológios de última geração e, mais recentemente, suportes vasculares bioabsórviveis. “Avançamos no tratamento da doença coronária e de cardiopatias estruturais, como a oclusão percutânea de shunts intra-cardíacos, com o implante percutâneo da válvula aórtica, evitando a cirurgia convencional em pacientes de médio e alto risco”.

ARRITMIA E ELETROFISIOLOGIA 

O Serviço de Arritmia e Eletrofisiologia do HP oferece uma estrutura completa para o tratamento dos distúrbios do ritmo cardíaco. A área realiza avaliação clínica das arritmias cardíacas e dos dispositivos implantáveis (marca-passo, desfibrilador e ressincronizador). Também dispõe de métodos de avaliação não invasiva  (Holter 24 h e teste de inclinação) e procedimento invasivo diagnóstico (estudo eletrofisiológico).  No que se refere às terapias invasivas, o paciente com arritmia dispõe de recursos como ablação por cateter e implante de dispositivos eletrônicos. “A ablação por cateter no HP resulta da atualização continua da equipe da Arritmia para oferecer a mais moderna tecnologia aliada à experiência profissional”, destaca líder do Serviço, Dr. Luiz Magalhães. O especialista informa que o surgimento de novas tecnologias computadorizadas tem possibilitado procedimentos de alta complexidade na área, com aplicação de métodos de reconstrução eletroanatômica. “Este recurso permite visualizar o coração e suas estruturas de forma eficaz, reduzindo o tempo de exposição à radiação, e elevando o sucesso e a segurança do procedimento.  O HP também tem disponibilizado dispositivos eletrônicos de última geração no campo da estimulação cardíaca artificial, para garantir o tratamento mais adequado ao paciente”, informa.

UNIDADE CORONARIANA (UCO) 

Dispondo da primeira Unidade Coronariana (UCO) do Estado da Bahia, o HP segue aprimorando sua infraestrutura especializada no tratamento das cardiopatias agudas e cuidado intensivo do paciente de alto risco. Líder da Unidade, Dr. Mário de Seixas Rocha observa que, hoje, o primeiro atendimento do paciente cardiopata na Emergência Geral do HP ocorre 24 horas por dia, sendo realizado por cardiologistas qualificados. “Evoluímos para atender com qualidade e segurança qualquer paciente que apresente uma situação cardíaca crítica ou de alta complexidade. Empregamos o Protocolo Gerenciado de Infarto do Miocárdico, desde a triagem do paciente, monitorando o tempo de atendimento da linha de cuidado com o objetivo de agilizar a assistência na desobstrução da artéria ocluída”.  Na UCO, a equipe multidisciplinar está habilitada para procedimentos como: intervenção percutânea coronariana (cateterismo, angioplastia), intervenção percutânea extracardíacos (angioplastia de vasos periféricos aos do coração) e insuficiência cardíaca descompensada. “Os pacientes internados na Unidade têm vários parâmetros monitorizados em tempo real, otimizando a atuação das equipes assistenciais”.

CIRURGIA CARDÍACA 

“Desde a instalação do primeiro serviço de Cirurgia Cardiovascular no HP, há mais de 30 anos, a Instituição vem sendo pioneira em vários momentos, como no primeiro transplante de coração da Bahia, no início da década de 1990”, ressalta o líder do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HP, Dr. Luciano Rapold. Tendo uma realização média de 200 cirurgias por ano, o Serviço coleciona vitórias como a mortalidade zero dos pacientes da UCO, operados em caráter de urgência, em 2013; a incorporação do Protocolo de Cirurgia Segura durante o processo de Acreditação Hospitalar; além da participação no primeiro implante de TAVI (troca valvar minimamente invasiva) com a equipe de Hemodinâmica, em 2014, inaugurando o conceito de “Heart Team” no Hospital. “Em 2016, realizamos o primeiro implante com sucesso na Bahia de prótese aórtica de entrega rápida, uma moderna prótese biológica fixada sem suturas que reduz o tempo de circulação extracorpórea em até 40%. O Serviço tem se destacado ainda pela realização de plastias valvares, procedimento que dispensa o implante de próteses. Nessas cirurgias, temos a monitorização de Ecocardiograma Transesofágico Intraoperatório em 100% dos casos. Uma conquista”.

UNIDADE DE PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA (UPC)

Centro de excelência em cardiologia, o HP dispõe de uma das mais modernas estruturas de Unidade de Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca – UPC  na Bahia e nas regiões Norte e Nordeste do país. A área se destaca no suporte de complexas cirurgias cardíacas com êxito significativo para a especialidade. “Para se ter ideia, o índice médio de mortalidade mundial nesse tipo de procedimento é de 3%. Na UPC essa taxa é de cerca de 1%”, enfatiza  coordenador médico da UTI Cardíaca do HP, Dr. Maurício Nunes. Dentre as inovações na área, o cardiologista cita avanços nas técnicas cirúrgicas, tais como os procedimentos de revascularização miocárdica das doenças que afetam as artérias ou válvulas do coração. “Hoje, somos uma Unidade hospitalar de ponta na cardiologia baiana. Dispomos de todos os procedimentos necessários para que o paciente tenha um atendimento de excelência. Temos equipes profissionais altamente qualificadas e estamos imbuídos do sentimento de proporcionar o que há de mais moderno na cardiologia mundial. Sinto-me muito feliz de pertencer a esta família”.

Revista Imagem Real – Janeiro 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real