Notícias Fique por dentro das novidades

HP: há mais de um século cuidando de pessoas — Hospital Português da Bahia

6 de fevereiro de 2017

HP: há mais de um século cuidando de pessoas

06 February 2017

O caráter humanista do Hospital Português é uma evidência para quem atua e para quem é atendido pela Instituição. Chegando aos 160 anos, o HP guarda uma trajetória de histórias surpreendentes, relatos inesquecíveis e o reconhecimento de quem passa por esta Instituição, seja colaborador, seja paciente. Pioneiro em muitos procedimentos no Norte e Nordeste, portador de uma alta infraestrutura tecnológica, o Hospital Português é, acima de tudo, reconhecido pelo seu acolhimento e cuidado com as pessoas, desde as que buscam a instituição para tratamentos simples até as que chegam em condições mais delicadas.

Fábio Vilas-boasFábio Vilas-Boas
Secretário de Saúde do Estado da Bahia
“O Hospital Português é um dos mais antigos e importantes da Bahia, que figurou por muito tempo, junto com o Hospital Espanhol, como os únicos hospitais privados no Estado. É uma unidade que soube se adaptar e se modernizar ao longo dos anos para acompanhar a evolução e as inovações da medicina. Hoje é um símbolo de excelência e um equipamento essencial e de referência para a Bahia, zelando pela vida de diversas gerações”.

Dra maria Tereza MaltezDra. Tereza Maltez
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – Cremeb
“Nos seus 160 anos, o Hospital Português se confunde com a história de nossas vidas. Lá muitos baianos nasceram, superaram doenças ou encerraram seu ciclo de vida, todos acolhidos com atenção e cuidado. Mas o hospital foi além do carinho. Incorporando diferenciais de qualidade, consolidou-se como referência em assistência à saúde. O Cremeb parabeniza o HP pelo seu corpo clínico, que tem uma reconhecida capacidade técnica, pela qualificação do seu corpo funcional, pela estrutura tecnológica, pela segurança de seus processos assistenciais e, sobretudo, pelo seu compromisso com as boas práticas médicas e o exercício ético da Medicina”.

Sr, Antonio Antônio Moreira Maia
Comerciante aposentado, associado do Hospital Português
“Vim de Portugal para a Bahia, com o aval de Nossa Senhora de Fátima, para os braços do Senhor do Bonfim, que, com sua eterna bondade, entregou-me o Hospital Português. Em 1946, me tornei sócio da Instituição. Nesses 71 anos de convivência médica e espiritual, lembro-me de sócios especiais, médicos e diretores com os quais tive a honra de partilhar diversos momentos. Aos fundadores e continuadores dessa história, aos atuais diretores e colaboradores, sem vocês, não teríamos esse jovem de 160 anos, cuidando incansavelmente da saúde de todos nós”.

Dra IsabelIsabela Cruz de Vasconcelos
Médica de Salvador, submetida a um transplante de fígado no HP em 2016
“O carinho e cuidado sempre foram marcantes por parte dos profissionais do HP. No dia do internamento, me senti segura por saber que estava em boas mãos, sendo tratada por uma equipe experiente e competente, em um hospital de confiança. Graças a Deus, à generosidade de minha doadora e de seus familiares, assim como aos profissionais que me dedicaram seus cuidados, tudo transcorreu bem. Hoje, só tenho a agradecer a cada um que contribuiu para que eu tivesse essa oportunidade de renascer e continuar minha jornada”.

D. Maria de Fátima MendesMaria de Fátima Mendes
Gerente Financeira do HP
“Costumo dizer que cresci junto com o Hospital Português. Conclui o ensino médio e a faculdade trabalhando e contando com o apoio da Instituição. Entrei aqui em 1970, como atendente de enfermagem, quando a estrutura contava apenas com dois pavilhões de quatro andares. Sete anos depois, conclui o curso de técnico contábil e passei a atuar nessa área. Fui auxiliar administrativa, tesoureira, coordenadora de finanças até chegar ao atual cargo de gerente financeira. Hoje, admiro e me sinto parte de todo o crescimento em estrutura física e em excelência no atendimento, implantados ao longo das gestões do HP”.

Kátia Kátia Alves
Empresária de Guanambi, atendida pela equipe da UTI do HP em 2016
“Quando acordei do coma, minha família me explicou tudo o que aconteceu comigo. Explicou que eu estava internada em uma unidade hospitalar em Salvador que dispunha da mais alta tecnologia e infraestrutura para que me recuperasse do grave estado clínico em que me encontrava. Aos poucos, fui me situando, e, de fato, a quantidade de aparelhos impressiona. Porém, o que mais chamou a atenção foi o cuidado, o carinho, o zelo e o nível de comprometimento de cada um dos profissionais da UTI. Foi isso que encontrei no HP: tecnologia de ponta, aliada a um atendimento humanizado, que me proporcionaram uma recuperação melhor e mais rápida”.

Revista Imagem Real – Fevereiro 2017

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real