Notícias Fique por dentro das novidades

Segurança, qualidade e eficiência — Hospital Português da Bahia

6 de fevereiro de 2017

Segurança, qualidade e eficiência

06 February 2017

O mais simples procedimento cirúrgico já traz um grau, ainda que mínimo, de complexidade e risco ao paciente. Por isso, é fundamental que as instituições hospitalares sejam rigorosas em seus processos, para minimizar riscos e evitar qualquer tipo de problema no intra e no pós-operatório. E é com o rigor de uma cirurgia de alta complexidade que a equipe do Centro Cirúrgico do Hospital Português atua em todas as etapas do procedimento, empenhada para garantir segurança, qualidade na assistência e eficiência na operação. Dr. Gustavo França, coordenador do Centro Cirúrgico do HP, conta que a Instituição sempre atuou de forma vanguardista. “O Hospital Português procura realizar um atendimento de excelência em todas as suas áreas. Foi por conta dessa postura que o Centro Cirúrgico do HP se tornou uma referência em cirurgias de alta complexidade na Bahia”.

Tornar-se referência não é algo que acontece da noite para o dia. Dr. Gustavo explica que, ao longo dos anos, o HP realizou investimentos em tecnologia de ponta, buscando sempre garantir a segurança dos procedimentos, formando todo um aparato que permite a realização de um trabalho com eficiência. “Somado a isso, temos um corpo clínico qualificado e extremamente comprometido”, ressalta. Em 1931, quando inaugurou a sede na Av. Princesa Isabel, o HP já contava com sala cirúrgica. Em 1938, um prédio anexo foi inaugurado, dessa vez com duas salas cirúrgicas, no qual foram acrescidas mais duas em 1943. Os tempos eram outros, as tecnologias não eram as mesmas, mas o processo de desenvolvimento seguia no ritmo proporcional ao que se vê hoje. Naquela época, a Instituição já procurava atuar com destreza. E foi assim ao longo dos anos.

Atualmente, o Centro Cirúrgico do HP conta com dez salas, além de um Day Hospital totalmente equipado com mais três salas de cirurgia. Um grande número de profissionais atua na instituição em diversas especialidades e isso reflete no número de cirurgias realizadas na Instituição, que hoje chega a 1,2 mil procedimentos por mês, principalmente nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia, Urologia e Ginecologia. Esse número diz respeito também à incorporação de novos profissionais ao corpo clínico nos últimos dois anos. Com isso, além do Centro Cirúrgico, registrou-se um aumento na demanda do Day Hospital, onde o número de cirurgias realizadas praticamente dobrou nesse período.

 

Dr. Gustavo ressalta que os níveis de acreditação conquistados ao longo dos anos foram fundamentais para que o HP fosse se adequando a padrões de exigência internacional, inclusive para os procedimentos cirúrgicos. Ele cita como exemplo uma série de check lists feitos desde a internação do paciente até a entrada na sala de cirurgia, tudo para evitar equívocos, minimizar qualquer risco e garantir a segurança do procedimento. E a Instituição continua na busca por melhorias e ampliação de seus serviços e atendimentos. O coordenador do Centro Cirúrgico revela que o HP pretende aumentar o número de cirurgias bariátricas, ortopédicas, vasculares,  oncológicas e de transplantes, além de investir ainda mais em cirurgia cardíaca e em novas especialidades. O que se espera, de acordo com ele, é um aumento no número dessas cirurgias ao longo de 2017, não apenas em termos absolutos, mas também em qualidade e eficiência. “São por essas e outras práticas que o Hospital Português se consolidou como uma Instituição de vanguarda na Bahia”, finaliza.

Revista Imagem Real – Fevereiro 2017

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real