Notícias Fique por dentro das novidades

Suporte transversal — Hospital Português da Bahia

6 de fevereiro de 2017

Suporte transversal

06 February 2017

urologia1De quando foi inaugurado, em 1997, até hoje, o Centro de Urologia do Hospital Português sempre manteve a sua essência, que é atuar de forma transversal, desde o tratamento específico de sua especialidade, chegando ao suporte a outras áreas. O médico líder do Centro de Urologia do HP, Dr. Maurício Fucs destaca que, ao longo dos anos, houve um incremento tecnológico importante, mas o olhar da Instituição para a área de urologia sempre esteve voltado para essa atuação mais ampla.

Ele explica também que o HP busca se atualizar com as tecnologias médicas e foi incorporando ao serviço o que era necessário. “Na época em que foi inaugurado o Centro de Urologia, não havia disponível no mercado algumas tecnologias, como a ureteroscopia, que é um aparelho destinado a quebrar pedra, sendo introduzido no ureter. Algumas cirurgias também não eram feitas na época, como a ureteroscopia flexível, para quebrar com laser cálculos renais, nem a videolaporoscopia, que era incipiente no Brasil na década de 90. Hoje, dispomos de todas essas tecnologias aqui”, exemplifica.

Há quatro anos, o Hospital adquiriu um aparelho de última geração de litotripsia, que é uma forma não invasiva de tratamento de cálculos por meio de ondas eletromagnéticas. Dr. Fucs ressalta que poucos hospitais na Bahia dispõem desse serviço. Esse diferencial é um dos motivos que, segundo ele, faz com que os serviços de urologia sejam bastante demandados na Instituição. “O HP dispõe de tecnologia de ponta, ou seja, o paciente tem a possibilidade de tratar praticamente todos os tipos de patologias urológicas”.

O Centro de Urologia do HP conta com seis profissionais e atua nas interconsultas do Hospital, dando suporte a outras especialidades, além de possuir o serviço de medicina ambulatorial, com dois consultórios no Centro Médico. Os profissionais atuam também nas emergências, em escala de sobreaviso, e no Centro Cirúrgico, onde são feitas as cirurgias urológicas e também fornecido apoio a outras especialidades cirúrgicas.

No Centro Cirúrgico, a Urologia é uma das especialidades mais demandadas. Dr. Fucs lembra também que o serviço atua junto aos transplantes renais, procedimento no qual o Hospital Português foi pioneiro na Bahia. “O Hospital sempre investiu na área de urologia, porque, além de ser uma especialidade muito importante, é um serviço altamente demandado pela população”.

Para ele, uma soma de fatores justifica essa alta procura, “A população busca o HP, por ser uma instituição referência, com profissionais qualificados em todas as áreas, além de oferecer a tecnologia necessária para prestar um atendimento de qualidade”, conclui Dr. Fucs.

Revista Imagem Real – Fevereiro 2017

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real