Notícias Fique por dentro das novidades

HP realiza procedimento inovador em Endoscopia — Hospital Português da Bahia

18 de abril de 2017

HP realiza procedimento inovador em Endoscopia

18 April 2017

endoRecurso ultramoderno utilizado para diagnosticar e tratar problemas que afetam os canais biliares (localizadas no fígado), a Colangioscopia com SpyGlass foi realizada pela primeira vez na Bahia, no Hospital Português (HP), em março deste ano, durante uma demonstração prática para especialistas, conduzida por um dos precursores no uso da tecnologia inovadora no Brasil, Dr. Ângelo Ferrari, do Hospital Israelita Albert Einstein. Para o líder do Serviço de Endoscopia do HP, Dr. Paulo Lisboa Bittencourt, a capacitação reflete o vanguardismo do Hospital Português na atualização permanente de suas equipes e incorporação dos recentes avanços da medicina.

“Esse método complementar representa uma evolução importante na precisão diagnóstica para casos selecionados de tumores e cálculos das vias biliares e mais uma alternativa diagnóstica e terapêutica menos invasiva para o paciente, em relação ao método cirúrgico convencional. Agora, a Bahia detém expertise na realização desse procedimento, até então, realizado principalmente na região Sudeste”, destaca o médico.

Na demonstração acompanhada por especialistas do HP – Dr. Paulo Lisboa Bittencourt, Dr. Durval Rosa Neto e Dr. Daniel Cavalcanti, além de profissionais da enfermagem –, a tecnologia revelou, com alta precisão de imagem, a etiologia isquêmica de um estreitamento (estenose) das vias biliares de um paciente submetido a transplante de fígado, facilitando a definição do tratamento cirúrgico como o mais adequado para o caso.

Ao propiciar uma melhor avaliação das lesões nos canais biliares, segundo os especialistas, a tecnologia tem se mostrado relevante como procedimento complementar no diagnóstico das estenoses dos canais biliares, facilitando a diferenciação entre lesões benignas e malignas, possibilitando coleta de material para análise anátomo-patológica, além da fragmentação de cálculos grandes (litotripsia) com uso de laser.

“Não existe cálculo grande que não seja destruído por esse equipamento. A taxa de sucesso nesses casos é praticamente de 100%”, destaca Dr. Durval. “Antes, nos casos em que a biópsia era inviável ou o tamanho do cálculo biliar não permitia a remoção por endoscopia, o paciente era submetido à cirurgia. Agora, a tecnologia endoscópica avançada evita o tratamento cirúrgico e o risco das complicações associadas”, completa o médico.

Benefício para o paciente 

A Colangioscopia com SpyGlass é um procedimento que oferece alta resolução de imagem na visualização do interior dos canais biliares, dispensando uso de Raios-X ou admistração de contraste. A tecnologia avançada preenche a lacuna de métodos endoscópicos usuais (que não possuem tamanha precisão diagnóstica), sendo um recurso complementar para casos específicos. No procedimento inovador, uma fibra ótica, descartável e de fino calibre (ao invés do cateter convencional), é inserida pelo aparelho de duodenoscopia, permitindo a visualização direta e mais detalhada das vias biliares (colédoco), assim como, a realização de biópsias no eventual encontro de lesões malignas – procedimento que não é possível pela Colangiografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) convencional.“É um procedimento promissor, uma vez que muitas outras possíveis aplicações desta nova tecnologia ainda não foram totalmente elucidadas”, avalia Dr. Paulo.

Revista Imagem Real – Abril 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real