Hospital Português: Primeiro da Bahia a conquistar padrões internacionais no cuidado do paciente
16 de junho de 2017
Hospital Português: Primeiro da Bahia a conquistar padrões internacionais no cuidado do paciente
16 June 2017
O Hospital Português (HP) agrega mais um feito inédito à sua história de 160 anos: é o primeiro hospital da Bahia a ser certificado com padrões internacionais de qualidade e segurança pela Acreditação Internacional Qmentum. Essa conquista insere a Instituição no grupo seleto de hospitais brasileiros (menos de 4%, segundo pesquisas) com alto padrão de desempenho assistencial. Atualmente, o HP é um dos hospitais mais completos, modernos e com credibilidade no mercado da saúde nacional. A conquista desse lugar de referência tem bases no pioneirismo em procedimentos de alta complexidade, na assistência especializada e humanizada dentro de uma infraestrutura de grande porte, com equipes altamente qualificadas, corpo clínico misto referenciado e parque tecnológico de última geração. Agora, a chancela de nível Diamante da certificação Canadense coloca o Hospital em condições de igualdade com os centros de saúde internacionais.
“Nos Estados Unidos, cerca de 90% dos hospitais possuem certificações de acreditação. No Brasil, ainda são poucas as organizações de saúde que investem voluntariamente no seguimento de protocolos assistenciais, visando aumentar a qualidade e a segurança no cuidado do paciente”, observa o gerente técnico do HP, Dr. Mário de Seixas Rocha. Para o presidente da Instituição, Orlando Manuel Cunha da Silva, a certificação consolida uma trajetória iniciada há quatro anos, com foco na efetivação de melhorias assistenciais alinhadas com os padrões internacionalmente reconhecidos. “É uma conquista de todos os profissionais do Hospital Português, que evidencia a competência do trabalho em equipe e o compromisso com a excelência dos serviços”, afirma.
A padronização do atendimento com o uso de protocolos foi um dos aspectos avaliados pelo grupo de auditores da representante brasileira da Acreditação Canadense, durante a visita de três dias (05, 06 e 07 de junho) às unidades do HP. Após conhecer 26 áreas de atendimentos e serviços, e de conversar com pacientes e familiares, representantes da comunidade, compradores de serviços de saúde, colaboradores, corpo clínico e a alta administração do Hospital, a equipe avaliadora identificou ainda outros pontos fortes na assistência ao paciente: a humanização no atendimento, o sentimento de valorização dos colaboradores, o uso de indicadores de qualidade para alcançar melhorias, a utilização do sistema Tasy como ferramenta de gestão e o forte engajamento das lideranças clínicas.
Para alcançar padrões internacionais nos processos internos – isto é, dispor de fluxos de trabalho que otimizam o tempo dos colaboradores e maximizam os resultados da assistência – foi preciso o HP investir fortemente na qualificação das equipes multiprofissionais. Os últimos anos na Instituição foram marcados por uma série de ações de reforço das rotinas de segurança no cuidado do paciente, como a instituição dos Protocolos Gerenciados e Protocolos de Abreviação de Jejum. O Hospital também manteve todas as suas equipes empenhadas na utilização do avançado sistema de gestão Tasy – tecnologia que integra a complexidade de informações da rotina hospitalar e todos os processos da gestão, gerando dados globais concisos para o controle gerencial, com ganhos efetivos para a assistência.
Números do Hospital Português:
A robustez do desempenho da Instituição reflete a cultura de aperfeiçoamento contínuo. A cada ano, o Hospital realiza em média 21,2 mil procedimentos cirúrgicos (incluindo aqueles realizados no centro obstétrico da Maternidade Santamaria), 18,6 mil internações, 3 mil consultas ambulatoriais, 61,9 mil atendimentos de urgência e emergência médica, além de 1,4 milhão de exames de baixa, média e alta complexidade. Para absorver tamanha demanda, o Hospital dispõe de uma das maiores capacidades de atendimento do Estado, com 494 leitosde internação, mais de 50 especialidades médicas e um time de profissionais composto por 3,7 mil colaboradores e 2,3 mil médicos ativos cadastrados.
Sobre a Acreditação Internacional Qmentum:
A metodologia internacional de excelência – QMentum International orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios internacionais com validação mundial. No Brasil, a Accreditation Canada abre caminho às instituições de saúde para buscarem o posicionamento em condições de igualdade com as melhores instituições internacionais. Orientações de especialistas internacionais dão suporte à metodologia e garantem um processo continuo de melhorias e introdução de inovações.
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