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Todo paciente é único — Hospital Português da Bahia

10 de julho de 2017

Todo paciente é único

10 July 2017

CalincaDesde que os hospitais se tornaram estruturas assistenciais complexas, providas de tecnologias avançadas, atendimento especializado e multiprofissional, um desafio tornou-se emergente para vincular atendimento qualificado e qualidade de vida na hospitalização: a humanização no cuidado do paciente. Esse olhar diferenciado do corpo funcional hospitalar, fundamentado no reconhecimento de que toda pessoa é única, faz do acolhimento humano e personalizado um dos pontos fortes do Hospital Português. Gerente de Enfermagem da Instituição, Suely Pedreira observa que ao projetar o paciente no centro do cuidado o Hospital ratifica o respeito às suas necessidades, nas diferentes fases da hospitalização. “Todo paciente é único. Reconhecer suas particularidades é o que dá início ao processo de cuidar, com envolvimento do próprio paciente (quando possível) e da família. Essa cultura permeia o dia a dia das equipes da Instituição”, destaca.

Manter um sistema voltado para a assistência multiprofissional, de modo humano e individualizado, exige do HP aperfeiçoamento permanente dos processos internos. A adesão espontânea à metodologia de Acreditação Canadense é fruto dessa busca por altos níveis de qualidade e segurança assistencial. Para conquistar padrões de atendimento mundialmente reconhecidos, o Hospital se comprometeu em promover práticas organizacionais obrigatórias para a certificação, capacitando equipes administrativas e aquelas diretamente envolvidas na linha de cuidado do paciente – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentre outros. “Para alinhar os procedimentos de rotina, desde a admissão até a alta hospitalar, todos participaram de consultorias e auditorias (internas e externas) periódicas, nos últimos anos, identificando oportunidades de aprimorar o cuidado“, informa a gerente administrativa da Instituição, Scheila Barros, destacando a relevante contribuição dos profissionais de apoio administrativo.

Como resultado desse trabalho integrado, o paciente admitido no HP, seja para realizar uma cirurgia programada ou de emergência, se depara com condutas padronizadas internacionalmente, focadas tanto na qualidade e segurança, como também na humanização e individualização do atendimento. Identificar características específicas do paciente (nome, idade, sexo, patologias associadas, grau de dependência, nível de gravidade, tipo de atendimento que necessita) serve de base para o plano terapêutico. Além disso, protocolos clínicos gerenciados baseados em evidências científicas orientam o cuidado nas situações com risco para queda, hemorragias, complicações pós-anestésicas, tromboses e sepse. Mensalmente, a análise quantitativa e qualitativa dos indicadores de qualidade e segurança revela os avanços obtidos pela Instituição.

Na visão da gerente administrativa, o respeito do HP à individualidade do paciente é expresso através de profissionais preparados para acolher clientes, acompanhantes e visitantes; corpo clínico altamente qualificado, gestão assertiva de pessoas, uso de tecnologias de ponta, infraestrutura hospitalar modernizada com maior número de leitos e serviços, e qualidade comprovada por certificações de excelência nacional e internacional. “Entendemos que a cura se dá pelo preparo técnico-terapêutico, com apoio de excelência. A tarefa do cuidado humanizado é de todos no HP”, avalia.

Para a gerente de Enfermagem, essa interdependência e complementaridade das equipes é um dos principais ensinamentos da certificação internacional. “Nosso Hospital aprende a todo o tempo, conseguindo uma simbiose entre tradição e inovação. Este não é um exercício fácil, por isso, esta conquista representa vitórias pessoais e coletivas”, conclui.

Leia a revista Imagem Real de Julho/17:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real