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Uso de tecnologia avançada — Hospital Português da Bahia

10 de julho de 2017

Uso de tecnologia avançada

10 July 2017

TIPara aprimorar a rotina das equipes de diferentes áreas hospitalares no cuidado do paciente, o Hospital Português adquiriu, em 2014, uma das mais modernas e completas plataformas do segmento disponível no mercado: o Sistema de Gestão Tasy. Desde a migração de sistemas, a ferramenta tem possibilitado a integração de dados hospitalares com altos níveis de segurança e confidencialidade. Para o presidente do Hospital, Orlando Manuel Cunha da Silva os benefícios expressivos no cuidado do paciente justificam o fato do Sistema ter sido avaliado pelos auditores da Acreditação Canadense como um dos pontos fortes da Instituição que motivaram a certificação internacional. “Ao longo do último quadriênio, a diretoria executiva se empenhou em consolidar a qualidade e segurança assistencial, objetivando a conquista de padrões internacionais de excelência. A gestão da informação hospitalar integra esse processo de aprimoramento, entretanto, nada seria possível sem o alto nível de comprometimento e a competência dos nossos colaboradores”, destaca.

As vantagens diretas do Sistema de Gestão para pacientes e equipes assistenciais envolvem qualidade, rapidez e precisão na definição do diagnóstico, devido ao volume de informações disponíveis, de modo objetivo e integrado em módulos como o APAP (Análise dos Parâmetros Assistenciais do Paciente), o VIPE (Visualização Integrada da Prescrição) dentre outros. Gerente de TI do Hospital, Ana Carolina Cavalcanti informa que a plataforma também permite definir e acompanhar o Projeto e o Plano Terapêutico do Paciente, estabelecer e gerenciar a Sistematização de Assistência da Enfermagem (SAE), além de diversos Protocolos Assistenciais e Classificações de Risco nacionais e internacionais  (Manchester, TEV, Escala de MEWS, Braden, Glasgow), dentre outras ferramentas e funcionalidades de assistência ao paciente. “O Tasy é uma ferramenta que está em conformidade com os protocolos e padrões de qualidade pré-definidos no âmbito da saúde. Como sistema de gestão de cada área em particular e da Instituição como um todo, possui indicadores precisos, que proporcionam a busca continua do aprimoramento e da excelência”, destaca.

Por contemplar todos os módulos de atuação hospitalar, a ferramenta consegue integrar plenamente os dados e processos inerentes ao “negócio”, de forma contínua e consistente. “O sistema possibilita acesso a informações de toda linha de cuidado do paciente, da admissão ao faturamento, assegurando objetividade, padronização, segurança e qualidade, porém, filtrando dados conforme o perfil e o foco de atuação das equipes, para garantir a confidencialidade”, ressalta a gerente. O passo inicial do HP para salvaguardar o controle, a segurança e confidencialidade dos dados internos, de acordo com o supervisor de TI do HP, Leonardo Gomes Conceição, foi implantar o Data Center – instalação que centraliza operações e equipamentos de TI, conforme requisitos plenos de segurança e integração praticados no mercado. “O Hospital investe em mecanismos que asseguram a segurança da informação, sobretudo no que se refere aos pacientes. Essa estratégia abrange todas as áreas do hospital” afirma. Outra medida adotada pelo HP é a avaliação contínua de novas tecnologias e ferramentas de última geração, devidamente certificadas. “Tudo isto implementado por uma equipe que está sempre estudando para se aprimorar, identificar e trazer para o HP o que tem de melhor no mercado de TI, dentro do contexto do plano estratégico e orçamentário estabelecidos”, conclui Ana Carolina.

Leia a revista Imagem Real de Julho/17:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real