Notícias Fique por dentro das novidades

Residência Médica do HP em Oncologia Clínica — Hospital Português da Bahia

19 de setembro de 2017

Residência Médica do HP em Oncologia Clínica

19 September 2017

residenciaA Oncologia Clínica, também denominada Cancerologia, é uma especialidade da Clínica Médica direcionada à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. No Brasil, esse campo da Medicina ganha relevo diante dos atuais dados epidemiológicos, que demonstram incidência crescente de casos de câncer na população em contraste à carência significativa de profissionais especializados no atendimento oncológico, especialmente, na região Nordeste. Atento a este cenário, o Hospital Português investe permanentemente no aperfeiçoamento da assistência em Oncologia. Todos os anos, a Instituição ajuda a formar novos oncologistas clínicos através do seu Programa de Residência Médica. Além disso, proporciona assistência integral ao paciente nas diferentes fases do cuidado: prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico.

Para oferecer recursos completos na atenção especializada em Oncologia, o Hospital atualiza continuamente a sua infraestrutura, que reúne: equipe multidisciplinar experiente e qualificada, médicos altamente preparados em diferentes subespecialidades da Cancerologia, Centro de Oncologia com duas unidades ambulatoriais e ampla capacidade de atendimento, Ala Oncológica exclusiva para internação e parque tecnológico avançado, com equipamentos essenciais ao diagnóstico e tratamento de tumores. Tudo isto, com a chancela dos 160 anos de atuação do HP na área da saúde e seguimento de padrões de segurança e qualidade reconhecidos nacional e internacionalmente. Para a médica residente Luana Cartaxo, esses diferenciais potencializam o aprendizado da Oncologia Clínica. “Temos as melhores e mais modernas tecnologias médicas à disposição; contamos com uma equipe de preceptores experientes e capacitados para nos guiar no intrigante mundo da Oncologia Clinica”, destaca.

Coordenadora do Programa e especialista do Centro de Oncologia do HP, Dra. Eldsamira Mascarenhas reitera que a possibilidade de juntar todos os recursos necessários ao tratamento do câncer, faz do HP um ambiente diferenciado para a prática da Residência. “A Oncologia é uma especialidade essencialmente multidisciplinar na definição do tratamento do paciente. Interagir com equipes de diferentes  especialidades médicas, encontrando o suporte tecnológico da medicina diagnóstica e terapêutica, é elementar para a formação do residente e, sobretudo, para o sucesso do tratamento”, ressalta. Anualmente, o curso oferece duas vagas para formação de novos especialistas, por meio de concurso unificado do Estado da Bahia.

Desde a criação da Residência em Oncologia Clínica, em 2014, o Hospital vem incrementando a grade curricular da especialização, para formar profissionais com excelência. De acordo com a coordenadora do curso, a rotina de atividades dos residentes inclui o contato direto com áreas fundamentais ao manejo do paciente oncológico, como a Patologia e Radioterapia, além de visitas às diferentes unidades de internação sob a supervisão de preceptores de diferentes especialidades clínicas e da equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. “Todos os membros do grupo multiprofissional têm contribuição relevante no aprendizado dos residentes. Consideramos os preceitos éticos e humanísticos de suma importância à formação médica, por isso, promovemos discussões multidisciplinares baseadas em aspectos éticos e legais, sempre focando o cuidado integral centrado no paciente”, destaca.

Esse é um dos propósitos do “tumor board” promovido pelo HP – vivência que oportuniza ao residente da cancerologia acompanhar discussões da equipe multidisciplinar, nos casos de alta complexidade e difícil tratamento, visando à decisão consensual sobre a melhor abordagem terapêutica. Para expandir os conhecimentos práticos dos futuros especialistas, a Instituição mantém ainda parcerias com a clínica NOB e o Hospital Santo Antônio (HSA), esta última, focada no atendimento de pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. “Essa experiência, na prática diária da Oncologia Clínica, agrega conhecimentos que serão essenciais à segurança do médico residente após a conclusão da especialização”, finaliza Dra. Eldsamira.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Setembro/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real