Excelência assistencial — Hospital Português da Bahia
22 de dezembro de 2017
Excelência assistencial
22 December 2017
“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito”. O aforismo do filósofo Aristóteles, traduz fielmente o ânimo do Hospital Português (HP) para manter a excelência no cuidado do paciente. Certificado com padrões de qualidade reconhecidos mundialmente pelo selo Diamante da Acreditação Internacional Qmentum, o Hospital tem mobilizado os seus colaboradores na conservação deste resultado. “O foco no paciente rendeu as mais altas certificações de qualidade e segurança ao HP, graças à atuação competente e integrada dos seus profissionais. As equipes se mantêm empenhadas em aplicar as melhores práticas desenvolvidas, visando a excelência assistencial”, destaca o superintendente médico do Hospital, Dr. Vicente Araújo.
O engajamento e desenvolvimento de pessoal têm sido promovidos pela Instituição através de capacitações e treinamentos relacionados à segurança no cuidado, eficiência na comunicação, modernização dos processos internos, dentre outros temas associados à cultura de cuidado centrado no paciente, segundo o gestor. “A qualidade e segurança assistencial são atribuições de todos no HP, devido à grande interdependência e complementariedade em cada atividade desenvolvida. Todo profissional é importante. É essa visão ampla que buscamos disseminar entre as equipes e converter em ações exitosas”, observa.
Nesse contexto, o Núcleo de Qualidade da Instituição fomenta a cultura de segurança entre os profissionais, por meio de auditorias internas nos setores assistenciais e de apoio (para avaliação do cumprimento das práticas organizacionais exigidas dentro do alto padrão), pesquisas (para análise dos indicadores de desempenho),pesquisa sobre a cultura de segurança do paciente (com análise da atuação dos colaboradores e gestores neste âmbito), avaliações periódicas do grau de envolvimento das equipes e lideranças, dentre outras iniciativas. “A construção do hábito da excelência no HP é um processo evolutivo, contínuo e sem volta. Os treinamentos constantes, as reuniões multidisciplinares e auditorias internas têm contribuído para a melhoria contínua dos processos, consolidando a maior qualidade e segurança no trabalho cotidiano, com redução dos riscos de ocorrência de eventos adversos”, enfatiza a assessora de Qualidade, Milena Torres.
O monitoramento permanente da qualidade dos serviços contribui ainda para que os profissionais, dos diferentes níveis hierárquicos e funções, reconheçam a relevância do próprio trabalho para o cuidado do paciente, desenvolvendo um olhar mais atento para as suas atividades de rotina. “Mostramos que há uma separação tênue entre uma ação aprimorada através da prática e um gesto automático que eleva o risco de erro. Ao sensibilizar os profissionais, ampliamos a conscientização de que o cuidado de excelência é construído, no dia a dia, com o olhar atento de cada profissional para as diferentes fases do atendimento”, conclui Dr. Vicente Araújo.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.