Notícias Fique por dentro das novidades

Programa de Residência Médica do HP forma novos especialistas — Hospital Português da Bahia

4 de abril de 2018

Programa de Residência Médica do HP forma novos especialistas

04 April 2018

Uma formação profissional sólida, fundamentada em conhecimentos sobre o cuidado do paciente e experiências adquiridas na complexa rotina hospitalar, é condição fundamental para a excelência na prática médica. Esse diferencial curricular, agora, integra a carreira de oito médicos habilitados, em março, nas especialidades de Clínica Médica, Infectologia e Oncologia Clínica, pelo Programa de Residência Médica do Hospital Português. “A cada ano, o HP forma novos especialistas em áreas de alta demanda social, tendo o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o financiamento de bolsas de estudo pelo Ministério da Saúde (MS), durante a especialização”, destaca o coordenador do Centro de Estudos Prof. Egas Moniz (CEPEM) e representante da Comissão de Residência Médica (COREME) no HP, Dr. Reinaldo Martinelli.

Para conquistar o título de especialista, os médicos vivenciam a rotina assistencial por dois ou três anos, conforme a formação escolhida. Sob a monitoria de preceptores experientes e renomados, os residentes integram equipes multidisciplinares, internalizam melhores práticas de segurança e qualidade no cuidado hospitalar, utilizam tecnologias avançadas, dentre outros recursos de ponta da infraestrutura do HP. “Esse ambiente é altamente produtivo para formar e qualificar o residente”, observa o supervisor da Residência em Infectologia, Dr. Alessandro Farias. Egressas do curso, as infectologistas Ana Vitória Marcondes e Lara Azevedo resumem a experiência de aprendizagem na Instituição como uma oportunidade de conhecimento, troca de experiências, estudo, parcerias, amizade, exemplo, cuidado, dedicação e amor. “Esses são alguns aprendizados que levaremos no coração para disseminar mundo afora”, diz Ana; ”Agradecimentos eternos à família HP”, complementa Lara.

O papel do preceptor, na formação moral dos especialistas para o atendimento humano do paciente e uso de terapias inovadoras, é ressaltado pela Preceptora da Oncologia Clínica, Dra. Renata Cangussú. “Orientamos sobre aspectos técnicos da especialização, como, também, sobre posturas profissionais corretas, ajudando na aquisição de atributos relacionais essenciais à formação em Oncologia Clínica. É uma tarefa difícil, porém, extremamente motivante”, afirma. A especialista Luana Cartaxo destaca alguns diferenciais da formação, como o convívio com especialistas, altamente capacitados, nas equipes multiprofissionais e uso dos mais modernos recursos de medicina complementar. “Esses fatores e o desejo de ser oncologista ajudaram muito na minha formação. Concluir a especialização é muito gratificante. Agradeço ao HP e aos preceptores pela realização deste sonho”, declara.

Preceptora da Clínica Médica, Dra. Flávia Valladares destaca, ainda, os benefícios do Programa para médicos, Instituição e pacientes. “O residente tem a oportunidade de crescer profissionalmente, aliando aprendizados da graduação à prática hospitalar, tornando-se realmente médico. A preceptoria mantém o aprendizado contínuo, acumulando conhecimentos técnicos sobre gestão de pessoas e relações interpessoais. Já o paciente recebe o cuidado médico experiente e o olhar diferenciado do médico recém-formado, ávido por aprendizado. Sinto-me muito realizada por integrar a equipe de preceptores do HP”, conclui.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Abril/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real