Notícias Fique por dentro das novidades

Acolhimento humano do paciente — Hospital Português da Bahia

7 de maio de 2018

Acolhimento humano do paciente

07 May 2018

acolhimentoO olhar aprofundado para os múltiplos aspectos que influenciam a saúde humana tem levado o setor médico-hospitalar a se voltar para o cuidado multiprofissional e personalizado do paciente. Cada vez mais, o trabalho integrado e complementar das equipes assistenciais transcende o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos, enfatizando também a dimensão humana e o relacionamento entre prestadores e usuários dos serviços de saúde. Na avaliação do gerente técnico do Hospital Português (HP), Dr. Mário de Seixas Rocha, essa tendência de humanização do ambiente hospitalar melhora o entendimento da condição clínica do paciente e a efetividade terapêutica durante a internação. “Evidências científicas demonstram que o cuidado centrado no paciente (e não, apenas, na doença) converge para a reabilitação satisfatória. Logo, agregar recursos médicos avançados, equipes treinadas e conscientes da singularidade de cada pessoa, é o ponto de partida para o atendimento multidisciplinar qualificado, humano e personalizado”, destaca.

De acordo com o gestor, a vinculação das novas tecnologias médicas ao atendimento humano é o foco do trabalho desenvolvido pelo time de profissionais do HP. Reunindo diferentes áreas em torno deste objetivo, a Instituição aposta na oferta de recursos assistenciais de ponta, tanto quanto na atuação integrada – de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, técnicos, equipes administrativas, dentre outros colaboradores – para consolidar a excelência assistencial. “Do momento da admissão do paciente até à alta hospitalar, muitos são os colaboradores envolvidos, direta ou indiretamente, na tarefa de efetivar o acolhimento humano e personalizado“, afirma.

No que tange às contribuições das equipes da linha de frente do cuidado, a gerente de Enfermagem da Instituição, Suely Pedreira reitera a relevância do trabalho conjunto, interdependente e sinérgico para o alcance dos melhores resultados para o paciente. “Os profissionais dos serviços de apoio assistencial desempenham papel valioso no grupo multidisciplinar, seja cooperando para o cumprimento efetivo dos protocolos associados às melhores práticas hospitalares, seja prestando o suporte necessário à redução de riscos associados ao cuidado e à maximização da resposta terapêutica”. A enfermeira Suely ressalta, também, que, estando o paciente no centro da assistência, a equipe de Enfermagem trabalha para atender princípios de individualização do cuidado e envolvimento do paciente  e sua família nas estratégias definidas no plano terapêutico, visando à reabilitação plena, consequentemente, tornando positiva a experiência de passagem pelo Hospital.

Do mesmo modo, o trabalho da equipe de Serviço Social do HP, no grupo multidisciplinar, visa o acolhimento das demandas emocionais e, também, burocráticas, do paciente e seus familiares. A líder do Serviço Social para Pacientes da Instituição, Célia Aquino, informa que muitas vezes, a área presta orientações e esclarecimentos relacionados a seguro de saúde, assistência domiciliar, informações sobre o Hospital, dentre outros temas. “Mesmo fragilizados pelas circunstâncias, o paciente e a sua família vivenciam a rotina hospitalar e todas as suas peculiaridades, necessitando exercer a tomada de decisão. Por isso, o HP dedica esse olhar diferenciado, acolhedor, através de profissionais preparados e experientes na condução de questões pertinentes ao cuidado. Buscamos ser facilitadores no enfrentamento das dificuldades relacionadas à hospitalização, prestando todo o suporte psicossocial favorável à reabilitação da saúde”, conclui.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Maio/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real